quinta, 25 de abril de 2024
Educação

Escola Julio Mendes, em Ibaté, finaliza semestre entregando gibi para os alunos

19 Jul 2019 - 09h24Por Redação
Escola Julio Mendes, em Ibaté, finaliza semestre entregando gibi para os alunos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O mês de julho foi intenso na Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”. O semestre foi encerrado com três grandes eventos: Festa Junina, Projeto Aluno Nota 10 e Projeto Leitura.

Segundo o diretor Alexandre Moraes Gaspar os professores trabalharam sobre a cultura da Festa Junina com os alunos e junto com os funcionários enfeitaram a Unidade de Ensino para propiciar um ambiente convidativo para os discentes. “A Festa Junina é uma celebração da cultura popular brasileira. Mostramos que é possível celebrá-la sem ferir os preceitos de um ensino laico, resgatando a cultura popular. Os professores fizeram um excelente trabalho em sala de aula, destacando a importância das festas folclóricas para a cultura do povo brasileiro. Os alunos conheceram a origem das festas e os seus símbolos a partir de relatos de experiências e cartazes. Tivemos também um cardápio especial para a data e ressaltamos que a Festa Junina também é uma ótima oportunidade para fortalecer o contato da direção, coordenação, professores, funcionários e alunos”, destacou Gaspar.

Durante o primeiro semestre também foi realizado o Projeto Aluno Nota 10, criado na escola Julio Mendes e coordenado pelo professor de Educação Física Christiano Anselmo Oliveira. Segundo o diretor o Projeto tem objetivo de incentivar e valorizar os alunos que se destacam, não apenas na questão do aprendizado, mas também nas relações com os outros alunos, professores e funcionários, além de reforçar e salientar os valores da Unidade de Ensino, respeito, educação, amor e gentileza. “No final de cada mês o professor de Educação Física Christiano escolhe dois alunos por turma que se dedicaram aos estudos, na organização dos materiais, na educação, respeito e gentileza com os professores, funcionários e colegas de escola, entre outros fatores que fortalecem nossos valores. Dessa forma, valorizamos atitudes positivas, formando cidadãos mais gentis, educados, companheiros e uma sociedade melhor”, destacou Gaspar. O professor de Educação Física ressaltou que os alunos recebem um certificado e uma lembrança como forma de incentivo. “Cada mês temos um certificado e uma premiação diferente, criando dessa forma uma expectativa, incentivando e motivando os alunos para que cuidem do ambiente escolar, sejam dedicados e comprometidos com os estudos e tenham atitudes dignas de homens e mulheres que mudarão o futuro da nossa nação”, salientou Christiano.

Para encerrar o semestre foi realizada uma roda de conversa com os alunos sobre a importância da leitura, que segundo a coordenadora Rosangela é essencial para entrarmos em contato com novos assuntos e criarmos um bom senso crítico. “A leitura deve ser estimulada ainda na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Investir na leitura é o primeiro passo para chegarmos ao sucesso, por isso esse Projeto é de grande valia”, ressaltou Rosangela.

Para finalizar a escola fez uma parceria com a Sicredi, e todos os alunos ganharam gibis. “Finalizamos o semestre com a certeza de dever cumprido, entregando dois gibis para cada aluno. É um incentivo para que durante o período de recesso eles possam ler e enriquecer o vocabulário, além de ser algo prazeroso e que leva a lugares desconhecidos. Agradeço a parceria com a Sicredi, aos pais, a coordenadora Rosangela e docentes que realizam um trabalho de excelência, buscando sempre inovar em suas aulas e transmitir o conhecimento de forma prazerosa e cativante para os alunos. Não posso esquecer de nossos funcionários, que são educadores também fora da sala de aula e deixam sempre o ambiente escolar atrativo para todos. Graças ao trabalho em equipe nossos alunos encontram muito mais que um local para estudar, uma escola para a vida”, finalizou Gaspar.

O vice-prefeito Horácio do Carmo Sanches (PSDB) esteve presente e ficou encantando com a festa e os projetos. “A escola Julio Mendes está de parabéns pela festa e pela forma que trata nossos alunos. É lindo ver o brilho nos olhos das crianças e o carinho que a equipe tem com eles. É fácil constatar e entender que atualmente, devido aos tantos recursos de entretenimento de que se dispõe tais como televisão e vídeo, computador e internet, músicas e recursos sonoros de alta qualidade, jogos virtuais e tantos outros meios de ocupar o tempo das pessoas, principalmente dos jovens, torna-se cada vez mais difícil implantar ou manter o hábito da leitura entre os estudantes. E esse Projeto faz um resgate do hábito da leitura, importantíssimo na nossa vida, já que ela ajuda no vocabulário, na formação, pode nos entreter e ao mesmo tempo favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de uma dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Já o Projeto Aluno Nota 10 incentiva não só a questão da aprendizagem, mas cuidar do ambiente escolar e respeitar o próximo, formando uma sociedade melhor e mais justa. Parabéns para a direção, coordenação, professores e funcionários da escola Julio pelos Projetos e qualidade da educação oferecida para nossas crianças”, comentou o vice-prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias