terça, 23 de abril de 2024
Educação

Escola Julio Benedicto Mendes continua Projeto Leitura com alunos

O diretor Alexandre Gaspar diz que a instituição tem a função de estimular o desenvolvimento das aptidões, senso crítico, aprendizagem e formação de cidadãos

28 Abr 2021 - 07h52Por Redação
O Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado no dia 18 de abril - Crédito: DivulgaçãoO Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado no dia 18 de abril - Crédito: Divulgação

Os professores dos 1º anos da Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” realizaram um trabalho no mês passado, sobre o Dia Internacional da Mulher e, agora, em abril, os educadores dos 4º anos abordaram o tema do Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia do Índio.

De acordo com o diretor da unidade escolar, Alexandre Gaspar, a escola tem a função de estimular o desenvolvimento das aptidões, do senso crítico, da aprendizagem e da formação de cidadãos que sejam capazes de conviver em sociedade. “Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros”, destacou.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado no dia 18 de abril. A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O diretor destaca que essa data é de extrema importância ser enfatiza porque o uso da tecnologia está fazendo os estudantes esquecerem os livros.  “O objetivo da comemoração do Dia do Livro Infantil foi incentivar ainda mais o hábito da leitura, já que infelizmente o avanço das tecnologias está fazendo as pessoas perderem esse gosto”, relatou.

O Dia do Índio foi comemorado no dia 19 de abril e a escola realizou uma homenagem para a ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

A coordenadora Rosangela Cruz destaca que a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira. “Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro. A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira” comentou.

Gaspar destaca que a população em geral pode acompanhar as atividades através do Facebook da ‘Julio Mendes’, através do endereço https://www.facebook.com/E.M.JulioBenedictoMendes.

O diretor parabenizou os alunos pela dedicação e empenho nas atividades diárias e aos pais que tem se desdobrado para que nosso trabalho continue, independente do tipo de ensino. “O nosso lema é que escola e família é uma parceria de sucesso, e isso tem acontecido. Obrigado aos nossos alunos e familiares pela participação e paciência com essa nova fase. Agradeço também a coordenadora Rosangela e aos docentes que realizam um trabalho de excelência, buscando sempre inovar em suas aulas e transmitir o conhecimento de forma prazerosa e cativante para os alunos. Não posso esquecer-me dos nossos funcionários, que são educadores também fora da sala de aula”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias