quinta, 25 de abril de 2024
Região

Escola Julio Benedicto Mendes comemora o Dia do Diretor

17 Nov 2017 - 15h19Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

No dia 12 de novembro foi celebrado o dia do Diretor, um importante cargo dentro das escolas. Acostumado a homenagear os funcionários e professores da escola municipal Julio Benedicto Mendes, no último dia 10 de novembro, foi a vez do diretor Alexandre Gaspar ser homenageado.

Funcionários, professores e alunos prestaram sua homenagem ao diretor, pelo trabalho que ele vem realizando na unidade escolar. "Mais que uma figura que detém o poder de comandar a escola, o diretor tem a missão de fazer com que tudo corra da maneira como deve ser, aliando as necessidades do aluno, as exigências dos pais e extraindo o melhor do professor", declararam os professores.

Há dois anos na frente da direção da escola, Gaspar conseguiu mudar o conceito das últimas décadas, onde o diretor era uma figura autoritária e centralizadora. Com o avanço da gestão democrática, iniciada com o processo de descentralização estabelecido pela Constituição Federal de 1988, o diretor passou de "chefe" para "líder". Assim, ele acumula três funções igualmente importantes: enquanto administrador, ele deve manter a escola dentro das normas do sistema educacional e gerenciar os recursos financeiros e humanos; enquanto educador, ele precisa buscar continuamente a qualidade do ensino e zelar pelo aperfeiçoamento de sua equipe, incentivando iniciativas inovadoras que coloquem a escola em diálogo com a contemporaneidade; e enquanto liderança, ele deve encorajar a participação da comunidade local e escolar nos processos decisórios, estar disposto a ouvir e a compartilhar decisões e responsabilidades.

Em nome de Gaspar, o prefeito José Luiz Parella também fez questão de parabenizar todos os diretores da rede. "Nossos diretores têm um papel muito importante na nossa rede municipal de ensino, pois, além de liderarem o processo de aprendizagem dos alunos, também são responsáveis por manter a qualidade das nossas escolas municipais, procurando sempre oferecer o melhor para àqueles que estudam nas unidades escolares. Parabéns, aos nossos diretores", comemorou o prefeito.

Gaspar ressaltou que é gratificante ser reconhecido e fazer parte de uma excelente equipe como é da escola Julio Mendes.  "Até pouco tempo atrás, o diretor era visto como uma figura autoritária e temida. Qual estudante, ao cometer um "deslize" não temeu ir para a "sala da diretoria"? Em equipe estamos conscientizando os alunos e pais que a escola é um local democrático, onde todos podem - e devem - participar, tornando assim a escola um ambiente agradável para todos, sempre em busca de um melhor aprendizado e rendimento dos alunos", comentou.

Alunos, professores e funcionários colocaram cartazes em toda a escola parabenizando o diretor. Além disso, Gaspar recebeu várias cartinhas, uma caixa de chocolates, uma bolsa, uma camisa e flores como forma de agradecimento pelo trabalho que vem realizando.

"A Educação é a chave do progresso. Dela depende a verdadeira independência de um povo em seus três aspectos fundamentais: econômico, político e cultural", finalizou Zé Parrella.

Leia Também

Últimas Notícias