quinta, 18 de abril de 2024
Região

Dona Maria precisa de doadores de sangue

23 Mai 2014 - 13h57Por Região em destake
0 - 0 -

Passa, nesse momento, por uma cirurgia no Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto, a ibateense Maria de Barros. Ela é portadora de câncer.

Dona Maria teve sua internação na última quarta-feira (21). Familiares pedem oração nesse momento de apreensão.

Neste procedimento cirúrgico, a paciente vai necessitar de bastante sangue, por isso, o hemocentro do HC está solicitando a colaboração de doares para que o estoque possa ser reposto.

O Departamento Municipal de Saúde de Ibaté está colocando à disposição dos colabores, um ônibus para o transporte até o campus da USP, onde está localizado o Hospital das Clínicas, em Ribeirão.

Quem pretender ajudar, deve entrar em contato pelo telefone 192 da Ambulância Municipal e passar seu nome e telefone, para que possa ser feito um controle da quantidade de interessados. Poderão ser doados qualquer tipo sanguíneo.

“Por favor, pedimos a gentiliza e a sensibilidade de todos os nossos amigos de Ibaté, para que possam nos ajudar nesse momento tão dificil que estamos passando”, pede Teio de Barros.

O ônibus partirá na manhã deste sábado (24), às 7 horas, do antigo Almoxarifado Municipal, onde esta localizado, atualmente, o serviço de ambulâncias da cidade.

Requisitos básicos para poder doar sangue:

 » Estar em boas condições de saúde.

 » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

 » Pesar no mínimo 50kg.

 » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

 » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

 » Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

 » Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

 » Gravidez

 » 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

 » Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

 » Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

 » Tatuagem nos últimos 12 meses.

 » Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

 » Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

Leia Também

Últimas Notícias