sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Dois homens morrem por febre maculosa na região

21 Nov 2019 - 13h44Por Redação
Capiva é um dos hospedeiros do carrapato estrela. - Crédito: Elsemargriet por PixabayCapiva é um dos hospedeiros do carrapato estrela. - Crédito: Elsemargriet por Pixabay

A prefeitura de Iracemápolis confirmou duas mortes este ano por febre maculosa que é transmistida pelo carrapato estrela. A cidade somava três casos da doença este ano. Com isso, a região de Piracicaba acumula sete falecimentos em 2019.

A secretaria de Saúde de Iracemápolis confirmou que as duas mortes foram de dois homens: um de 51 e outro de 64 anos. Um terceiro caso, um paciente de 20 anos, evolui para cura.

Os hospedeiros dos carrapatos estrelas são preferencialmente capivaras, gambás, cavalos e gado. Animais domésticos como cães podem eventualmente ser hospedeiros se frequentarem áreas infectadas,

FEBRE MACULOSA

A febre maculosa é uma doença que apresenta febre alta de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores musculares intensas) seguida de aparecimento de exantema maculo-papular entre o 2º e o 5º dias de evolução e que tenha relatado história de picada de carrapatos e/ou contato com animais silvestres nos últimos 15 dias.

UFSCAR

No ano passado a UFSCar emitiu um alerta dando conta sobre a presença de carrapatos estrela na região do lago da universidade, por este motivo a instituição orientou proprietários de animais a não frequentar e não passear com animais domésticos nas áreas indicadas pela Prefeitura Universitária.

SÃO CARLOS

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal fomos informados que não há nenhum caso notificado até o momento em São Carlos, segundo a Vigilância Epidemiológica.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias