sexta, 29 de março de 2024
Cidadania

Dia Mundial da Água é tema nas escolas municipais de Ibaté

Data foi instituída com o propósito de alertar a população sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida

25 Mar 2022 - 06h56Por Redação
Dia Mundial da Água é tema nas escolas municipais de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março. A data foi instituída com o propósito de alertar a população sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida.

Sabendo de sua importância, as escolas da rede municipal de Ensino trabalharam o tema com seus alunos, colocando em pauta, como pequenas atitudes do nosso cotidiano podem fazer muita diferença para o planeta.

Para os diretores e coordenadores é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores. O objetivo foi apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação a água.

Alexandre Moraes Gaspar, secretário municipal de Educação, destacou a importância dos professores e funcionários na conscientização dos alunos em relação à cultura de preservação da água e sua importância para a vida e para a história dos povos. “A sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de crianças e jovens, e nossos professores possuem um importante papel no sentido de sensibilizar e conscientizá-los, afinal, os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos”, afirmou.

Gaspar destaca que os docentes contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que enfrentamos com a poluição e a escassez de água. “Aproveitamos o mês de março para desenvolver atividades nesse sentido. Os professores estão sempre atentos ao fato de que reflexões e comportamentos positivos em relação a este e demais assuntos são trabalhados a todo o momento, independentemente da época do ano. Além dos docentes, os funcionários também participam do processo educacional, dando o suporte necessário para que a aprendizagem aconteça”, destacou.

O secretário também destacou a importância da conscientização sobre a água e seus benefícios. “Sabemos que a água é muito importante e por isso precisamos tomar atitudes em nosso cotidiano que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas são algumas atitudes que podem fazer a diferença. É muito importante que as crianças desde cedo aprendam e tomem consciência de como utilizar a água de maneira correta, sem desperdício. Parabéns a todos diretores, coordenadores, professores e funcionários que fazem a diferença na vida dos nossos alunos”, concluiu.

Leia Também

Últimas Notícias