sábado, 20 de abril de 2024
Região

Dia da Árvore recebe atenção especial das escolas de Ibaté

Cidade comemora conquistas em prol do meio ambiente

22 Set 2011 - 14h21

 Em Ibaté o Dia da Árvore foi comemorado de uma maneira especial. Celebrado no dia 21 de setembro, a data foi lembrada pelas unidades escolares do município com a realização de diversas atividades.

Nas Escolas Municipais de Ensino Infantil Augusta Donatoni Valério e Ruth Zavaglia Gomes, por exemplo, as crianças realizaram o plantio de mudas e fizeram pinturas com guache e colagens.

Angélica Cristina da Silva, diretora da escola Augusta, comentou que a iniciativa realizada pela primeira vez na unidade escolar, faz parte de um trabalho contínuo. “Trabalhamos o tema meio ambiente durante todo o ano. Os professores também trabalharam com os alunos as necessidades das árvores, a importância que árvore tem para o planeta e qual é a função da árvore”. As crianças de 3 anos plantaram uma muda de amora junto com as professoras Evelyn Amanda Rossi e Juceli Aparecida Leme Mundo, idealizadoras do plantio nesta escola. As docentes também entregaram lembranças para os alunos em alusão à data.

Já na escola Ruth, no bairro Icaraí, os estudantes auxiliaram as professoras Marta Santana, Priscila Vieira, Lívia Antunes e Daniela Evangelista no plantio de árvores.

O local escolhido para o plantio foi o arboreto criado pelo prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella. “Realizamos o plantio de duas árvores, uma de manhã e outra no período da tarde. Essas datas nunca passam em branco”, explica Ana Lúcia Peruchi Graziano, diretora da escola.

Ana Lúcia revela que a preocupação com o meio ambiente está na pauta dos assuntos tratados com os alunos. “Na escola realizamos a separação do lixo reciclável e trabalhamos o tema meio ambiente no cotidiano”. Ela finalizou agradecendo o apoio constante de Zé Parrella e da assessora geral do departamento de Educação e Cultura Nélsia T. F. Monte. “O prefeito e a dona Nélsia não deixam faltar nada. Eles são aliados da educação municipal”.

A preocupação com a educação e meio ambiente não é de hoje. Zé Parrella lembra que além de criar o Projeto Arboreto, que envolve o plantio de uma muda para cada criança nascida no município, muito tem sido feito na área ambiental através do programa Ibaté Mais Verde, implantado pela atual administração. “Com muito esforço chegamos a marca de mais de 45 mil árvores plantadas e o objetivo é até 2012 chegar a 50 mil árvores plantadas. Além disso, cuidei da recuperação de sete nascentes, implantamos a coleta seletiva na cidade, recuperamos a Horta Municipal e instalamos em vários bairros e obras públicas a pavimentação intertravada, que é ecologicamente correta”.

Dentre as ações envolvendo o meio ambiente a municipalidade revitalizou e remodelou as árvores de todas as praças da cidade, realizando o plantio de novas mudas e recuperando árvores doentes. Além disso, a prefeitura adquiriu a Mata do Alemão, um local que tem muitas árvores centenárias. “As iniciativas envolvendo o meio ambiente são inúmeras. Na área da educação ambiental temos o programa Criança Ecológica, que incentiva as crianças e a família a participarem do programa de Coleta Seletiva”.

Leia Também

Últimas Notícias