sexta, 29 de março de 2024
Região

Abertas inscrições de matrículas nas escolas municipais para o próximo ano em Ibaté

19 Set 2019 - 15h51Por Redação
Abertas inscrições de matrículas nas escolas municipais para o próximo ano em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Departamento Municipal de Educação de Ibaté está recebendo matrículas para as crianças da educação infantil, creche e pré-escola, para o ano escolar de 2020, na rede municipal de ensino.

As mães e/ou responsáveis devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência e realizar a matrícula. Para os alunos que já são da rede, as rematriculas acontecem entre os dias 16/09 e 11/10. Para os alunos novos, as inscrições acontecem no período de 14/10 a 14/11. Para efetuar a matrícula é necessário levar os seguintes documentos: comprovante de residência, xerox da certidão de nascimento, CPF e RG dos pais ou responsáveis e a carteira de vacinação devidamente atualizada.

Já para as matrículas nas Creches, o Departamento Municipal de Educação instituiu o cadastro único, assim, todas as procuras por vagas nessa modalidade passam a ficar centralizadas, com isso, facilita a inclusão de crianças que precisam de creches. Todos os pais e/ou responsáveis que desejam fazer as matrículas de seus filhos em creche, obrigatoriamente, devem procurar a sede do Departamento de Educação na rua Paulino Carlos, 921, Centro, para fazer as inscrições.

O município de Ibaté está em uma constante melhoria na área da Educação e, de acordo com o Departamento, não possui déficit de vagas nas creches escolares. Isso pelo fato da prefeitura ter entregue, nesse ano, a nova Creche Edith Benini, no Jardim Cruzado, e a ampliação da Creche Ruth Zavaglia Gomes, no Jardim Icaraí. “Atualmente, não temos crianças fora da creche e sim alunos aguardando abertura de vagas para o ano de 2020”, contou a assessora geral da Educação, Fátima Heck Vaz.

A atual administração municipal também iniciou estudos para a construção de uma nova Creche no Conjunto Habitacional Antônio Moreira, a qual, muito em breve, terá a sua segunda fase entregue. “Isso para que cada vez menos, tenhamos crianças fora ou esperando por vagas na creche”, contou a assessora. “Muitos pais têm o desejo que seu filho estude nas escolas da região central da cidade, por esse motivo, muitas vezes, surgem comentários de haver crianças fora da creche, o que não procede a vaga é oferecida de preferência na unidade escolar mais próxima da residência ou em qualquer outra unidade do município completou Fátima.

Ibaté tem sido modelo na região na gestão de Educação. Em 2016, a prefeitura adquiriu aparelhos de projeção multimídia e mais de 100 notebooks para apoio pedagógico e neste novo cenário, os alunos passaram a ter aulas de Inclusão Digital, que atendem da Pré-Escola ao EJA, perpassando pelos alunos do Fundamental, sendo assim, estão aprendendo e vivenciando as inovações tecnológicas que faz parte do cotidiano atual.

Observando essa dinâmica tecnológica, o Departamento de Educação, juntamente com a Zeek computação, implantaram as avaliações online, onde pode ser observada a rapidez dos resultados para que professores e coordenadores já pudessem iniciar intervenções e estratégias para sanar as dificuldades individuais apresentadas, além de gerar uma economia de 45 mil folhas de papel por semestre. Essas avaliações são aplicadas aos terceiros, quartos e quintos anos da rede municipal.

A prefeitura também fornece kits de uniforme escolar gratuito, contemplando camiseta, short, tênis, bolsa e agasalho para o frio. Além dos uniformes, a Prefeitura realiza constantes investimentos na Educação, fornecendo alimentação de qualidade aos alunos – durante as aulas e nas férias escolares, a qual foi destaque nacional no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo de Televisão – formações constantes aos professores, reforma de unidades escolares, entre outros investimentos que culminam na melhoria significativa das políticas públicas de Educação no município.

“Aumentamos significativamente o número de escolas na nossa cidade. Todas essas escolas possuem laboratórios de informática, brinquedotecas, playgrounds, material escolar, material didático, enfim, não falta nada para que nossos respeitados profissionais de Educação possam desempenhar o maravilhoso e precioso trabalho que realizam na nossa cidade. E assim continuaremos buscando, constantemente, a melhoria da qualidade de ensino das nossas crianças, que tenho um carinho muito grande, e da capacitação dos nossos educadores”, finalizou o prefeito José Luiz Parella.

Leia Também

Últimas Notícias