quinta, 25 de abril de 2024
Educação

Continuam as matrículas escolares na rede municipal de Ensino de Ibaté

05 Nov 2019 - 10h05Por Redação
Continuam as matrículas escolares na rede municipal de Ensino de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Departamento Municipal de Educação de Ibaté informa que continua recebendo matrículas das crianças de educação infantil (creche e pré-escola), para o ano escolar de 2020, na Rede Municipal de Ensino, até o dia 14 de novembro.

Os pais e/ou responsáveis interessados em vagas para Educação Infantil, modalidade Pré-Escola, devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência e realizar a matrícula. Para efetuar isso, é necessário levar os seguintes documentos e suas respectivas cópias: comprovante de residência; certidão de nascimento; CPF e RG dos pais ou responsáveis; e a carteira de vacinação, devidamente, atualizada.

Para as matrículas nas Creches, o Departamento Municipal de Educação instituiu o cadastro único, assim, todas as procuras por vagas, nessa modalidade, passam a ficar centralizadas, facilitando a inclusão de crianças que precisam de creches. Todos os pais e/ou responsáveis que desejarem fazer as matrículas de seus filhos em creches, obrigatoriamente, devem procurar a sede do Departamento, na rua Paulino Carlos, 921, Centro, portando também os mesmos documentos e cópias acima citados.

Ibaté está em uma constante melhoria na área da Educação e, de acordo com o Departamento, não possui déficit de vagas nas creches escolares. “Muitos pais têm o desejo que seu filho estude nas escolas da região central da cidade, por esse motivo, muitas vezes, surgem comentários de haver crianças fora da creche, o que não procede a vaga é oferecida de preferência na unidade escolar mais próxima da residência ou em qualquer outra unidade do município, completou Fátima Heck, assessora geral de Educação.

A gestão da Educação no município tem sido modelo na região. Em 2016, a prefeitura adquiriu aparelhos de projeção multimídia e mais de 100 notebooks para apoio pedagógico e neste novo cenário, os alunos passaram a ter aulas de Inclusão Digital, que atendem da Pré-Escola ao EJA, perpassando pelos alunos do Fundamental, sendo assim, estão aprendendo e vivenciando as inovações tecnológicas que faz parte do cotidiano atual.

Observando essa dinâmica tecnológica, o Departamento de Educação, juntamente com a Zeek computação, implantaram as avaliações online, com rapidez nos resultados para que professores e coordenadores já possam iniciar intervenções e estratégias para sanar as dificuldades individuais apresentadas, além de gerar uma economia de 45 mil folhas de papel por semestre. Essas avaliações foram iniciadas aos alunos de 4º e 5º anos e está sendo implementado a cada bimestre, nas turmas restantes, com isso em 2020, todos os alunos do Ensino Fundamental já realizarão avaliações on-line.

Além das avaliações internas, a Rede Municipal de Ensino participa de vários eventos externos que avaliam nossos alunos, sendo eles: OBA (Olimpíada de  Astronomia e Astronáutica) , OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e o SAEB ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), como também de programas, como ABAGRP (Associação  Brasileira de Agronegócio na Escola - Ribeirão Preto) e PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

A prefeitura também fornece kits de uniforme escolar gratuito, contemplando camiseta, short, tênis, bolsa e agasalho para o frio. Além dos uniformes, a Prefeitura realiza constantes investimentos na Educação, fornecendo alimentação de qualidade aos alunos – durante as aulas e nas férias escolares, a qual foi destaque nacional no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo de Televisão – formações constantes aos professores, reforma de unidades escolares, entre outros investimentos que culminam na melhoria significativa das políticas públicas de Educação no município.

“Aumentamos significativamente o número de escolas na nossa cidade. Todas essas escolas possuem laboratórios de informática, brinquedotecas, playgrounds, material escolar, material didático, enfim, não falta nada para que nossos respeitados profissionais de Educação possam desempenhar o maravilhoso e precioso trabalho que realizam na nossa cidade. E assim continuaremos buscando, constantemente, a melhoria da qualidade de ensino das nossas crianças, que tenho um carinho muito grande, e da capacitação dos nossos educadores”, finalizou o prefeito José Luiz Parella.

Leia Também

Últimas Notícias