quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Campanha de vacinação contra vírus influenza tem Dia D neste sábado (4) em Ibaté

03 Mai 2019 - 09h23Por Redação
Campanha de vacinação contra vírus influenza tem Dia D neste sábado (4) em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Departamento Municipal de Saúde de Ibaté informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que teve início em todo o Brasil no dia 10 de abril, terá seu Dia D no próximo sábado (4), onde todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população público-alvo da vacinação.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Até o dia 31 de maio, as vacinas serão disponibilizadas nas unidades de saúde da cidade. Elaine Sartorelli, assessora geral do Departamento de Saúde, informa que entre 10 e 19 de abril a vacina foi aplicada em crianças, gestantes e puérperas. Neste período 104 doses foram aplicadas em crianças até 06 anos, o que corresponde a uma cobertura de 28,04%; 159 gestantes procuraram as unidades, atingindo cobertura de 44,28% e 34 puérperas (57,62%) foram imunizadas.

Estudos realizados pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, asseguram que não há nenhuma condição que proíba a aplicação da vacina. “Até indivíduos alérgicos ao ovo estão liberados para tomá-la. Sobre os eventos adversos, a picada pode causar, no máximo, uma pequena alergia no local de injeção”, disse Elaine.

A meta do Departamento Municipal de Saúde de Ibaté é vacinar pelo menos 90% do total de pessoas que estão nos grupos de risco. Durante a campanha, ainda está sendo feita a atualização da Caderneta de Vacinação.

DEVEM SER VACINADAS

·        Crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

·        Gestantes

·        Puérperas (até 45 dias após o parto)

·        Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

·        Trabalhadores da saúde

·        Professores das escolas públicas e privadas

·        Povos indígenas

·        Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

·        Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

·        População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Leia Também

Últimas Notícias