terça, 23 de abril de 2024
Cidadania

Câmara Municipal dá posse aos jovens do Parlamento Jovem Ibateense

05 Jun 2018 - 13h51Por Redação
Câmara Municipal dá posse aos jovens do Parlamento Jovem Ibateense - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Cumprindo o seu papel de dar voz à comunidade, a Câmara Municipal de Ibaté realizou na tarde desta segunda-feira, 04, a abertura da 3ª edição do Parlamento Jovem Ibateense (PJI), um projeto de autoria do ex-vereador Marinho Frigieri (PSDB), visando proporcionar aos alunos do ensino médio das escolas estaduais públicas e privadas, o processo e funcionamento do Legislativo Municipal. O PJI tem como base o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que foi idealizado pelo deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), no Congresso Nacional.

Durante a solenidade, os vereadores jovens eleitos foram diplomados, empossados e vivenciarão, durante essa semana, o trabalho realizado na Câmara Municipal, defendendo seus projetos e debatendo temas de grande importância para o município. Os jovens também contarão com um assessor jovem, que foram escolhidos através dos projetos inscritos na edição desse ano.

Presente na cerimônia, Lobbe Neto destacou a importância do PJI. “Esse exemplo de cidadania do Parlamento Jovem Ibateense é muito importante. Durante a semana, vocês participarão, ativamente, com projetos que possam ser aproveitados pelo Poder Executivo e Legislativo, e executados na cidade. Às vezes, a gente está no gabinete e não tem a dimensão de um projeto que poderia atender os jovens e a população em geral, do que a própria juventude trazendo sugestões e ideias. Essa participação de vocês, desde já, e futuramente, quem sabe, aqui na vereança é muito importante”, afirmou.

Representando o prefeito José Luiz Parella (PSDB), o vice-prefeito Horácio Sanchez (PSDB) parabenizou o ex-vereador Marinho pela idealização do projeto e saudou os jovens eleitos. “São cinco mulheres jovens contra quatro homens, ou seja, cada vez mais, as mulheres mostram o poder feminino e estão fazendo sucesso. Parabéns a todos vocês e que acompanhem de coração e com muito afinco os projetos. Que sejam felizes com suas escolhas e que Deus abençoe a todos”, comentou. “Em nome do nosso prefeito Zé Parrella, coloco-me à disposição de vocês para debatermos os assuntos importantes para a nossa cidade e tenham uma excelente semana de aprendizados e discussões”, completou.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Valentim Fargoni, presidente da Câmara de Ibaté, e contou com a presença dos vereadores Tonho Pernambuco, Ivani Almeida, Eduardo da Autoescola, Silvano da Água Viva, Steigue Faccio e Regina Queiróz; da dirigente regional de ensino Débora Gonzalez Costa Blanco; do secretário do Conseg de Ibaté, Augusto Neto; do diretor da Câmara Municipal, Wagner Aprea; de diretores, professores e coordenadores das escolas estaduais participantes.

Durante a sessão, os jovens foram diplomados e os trabalhos do Parlamento Jovem Ibateense serão dirigidos por uma Mesa Executiva, eleita por eles mesmos, composta por Presidente, Vice – Presidente, 1° e 2° Secretários.

A legislatura terá a duração de uma semana e ocorre entre os dias 4 e 8 de junho, na Câmara Municipal de Ibaté, onde acontecem todas as Sessões.

Por 5 votos a 4, a Mesa Diretora do Parlamento Jovem Ibateense ficou composta da seguinte forma:

Presidente: Kepler Oliveira Miranda Duarte

Vice-presidente: Israel Fialho Magalhães

1ª Secretária: Jamily Josefa da Silva

2ª Secretária: Gabrielly Ap. Silva dos Santos

Leia Também

Últimas Notícias