sábado, 20 de abril de 2024
Região

Biografia de Ruth Cardoso será lançada hoje em Araraquara

11 Abr 2011 - 15h55
0 - 0 -

O escritor Ignácio Loyola Brandão lança nesta segunda-feira (11) em Araraquara a biografia de Ruth Cardoso. O lançamento será no Teatro Municipal da cidade a partir das 20h.

A Ex-primeira Dama do Brasil que nasceu em Araraquara é representada no livro em várias fases de sua vida como:  mãe, filha, antropóloga, mulher, esposa, primeira-dama, entre outras.

A Biografia intitulada "Ruth Cardoso:fragmentos de uma vida" terá em seu lançamento a presença do ex-presidente da república  Fernando Henrique Cardoso, viúvo da homenageada.

Ruth Cardoso

Nasceu em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara. Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em instituições como a USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade Berkeley (Califórnia) e Universidade Columbia (Nova York).

Em 1948 durante a faculdade de Filosofia da USP, conheceu o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso com quem teve três filhos.

Ela teve vários trabalhos publicados na área de Cultura e Política como:  "A Aventura Antropológica" lançada em 1988 e "Bibliografia sobre a Juventude". Também foi responsável direta pela criação e presidência da Comunidade Solidária - atual Comunitas - projeto de gestão de programas sociais e de voluntariado. A ex-primeira-dama faleceu em 2008.

Leia Também

Últimas Notícias