sexta, 19 de abril de 2024
Região

Biblioteca Comendador Nello Morganti de Ibaté confirma participação no 3° Congresso Internacional INTEGRAR

03 Ago 2016 - 19h06

Na ultima semana representantes da Biblioteca Comendador Nello Morganti de Ibaté,  participaram do 3º Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus (INTEGRAR), realizado na cidade de São Paulo, com o tema "Preservar para Futuras Gerações".

O evento foi fruto do movimento associativo e a participação da Biblioteca, sendo esta uma importante oportunidade para novos conhecimentos e atualização das novidades que estão ocorrendo na área de arquivos e bibliotecas.

O Congresso contou com exposição de painéis, debates e conferências, com eixos temáticos sobre, acessibilidade e inclusão, ações socioeducativas e culturais, competências e habilidades dos profissionais face às demandas, fortalecimento das relações sociais, engajamento da comunidade, inovação e desafios na gestão dos equipamentos culturais, mobilidade e acesso, demandas da sociedade, preservação da memória institucional, preservação das coleções físicas e digitais e políticas públicas.

Com características únicas, as bibliotecas, os museus, e os arquivos, partilham de um mesmo propósito, no que diz respeito à sua função sua primordial, que é servir a sociedade.

Com uma diversidade de tipos de documentos, objetos e obras de arte que constituem as coleções de arte, a diferenciação clássica entre biblioteca, arquivo e museu.  

A meta é a criação de uma plataforma capaz de compatibilizar diferentes bases de dados a atender aos usuários. Foram três dias intensos de trabalho, aprendizado, compartilhamento de experiências e oportunidade de ampliar a rede de contatos.

 

Leia Também

Últimas Notícias