terça, 23 de abril de 2024
Região

Azuaite defende cumprimento de metas ambientais e cobra arborização da cidade

27 Nov 2017 - 16h16Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O vereador Azuaite França (PPS), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, manifestou em recente pronunciamento sua preocupação com a questão ambiental, defendendo a adoção de uma política municipal para ações nesse setor. Ele fez referência a metas de acordos internacionais de que o Brasil é signatário, entre eles o protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, destacando a importância de metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. "O país se responsabiliza por cumprir metas mas não as vemos sendo executadas nos municípios", disse.

Azuaite ponderou que as cidades devem ter metas de controle da poluição do ar, lembrando que o dióxido de carbono permanece na atmosfera pelos menos por 100 anos e é preciso reduzir as emissões que nos últimos 20 anos atingem volumes alarmantes. "Em 1998 o Brasil emitiu 285 milhões de toneladas de carbono. É preciso fazer com que a indústria trabalhe no sentido de reduzir as emissões, trocando matrizes energéticas por não poluentes e, no plano da cidade, incentivar o plantio de árvores".

Ao se referir à necessidade de arborização, o vereador indagou qual a política municipal de São Carlos nessa direção. A seu ver é preciso uma definição e atitudes concretas. "Uma árvore absorve 163 kg de gás carbônico (CO2)", observou, ao defender a adoção de uma política de arborização de ruas e avenidas e ações para diminuir a poluição do ar. "Precisamos ter metas ambientais e de capacidade de enxergar o futuro", declarou Azuaite.

No entender do parlamentar, as crianças se preocupam com o meio ambiente, mas os adultos e as autoridades ainda estão longe disso, daí o alerta para que o município assuma a sua responsabilidade ambiental, por meio da adoção e cumprimento de metas. "É inadiável estabelecer uma perspectiva para uma cidade sustentável, pois as pessoas residem no município e é nele que as ações precisam ser concretizadas."

Leia Também

Últimas Notícias