sábado, 20 de abril de 2024
Debate e cidadania

Autoridades participam da abertura da Semana da Segurança Pública de Ibaté

22 Mai 2018 - 14h51Por Redação
Autoridades participam da abertura da Semana da Segurança Pública de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Alunos, diretores, professores, autoridades políticas, civis e militares, e convidados, se reuniram na tarde desta segunda-feira, 21, no salão social do Grêmio Recreativo e Esportivo Ibaté (Grei), para a solenidade de abertura das atividades da “Semana de Segurança Pública de Ibaté”.

Pelo quarto ano consecutivo, o evento traz o tema Segurança para ser debatido pelos alunos da rede estadual de ensino, sendo que, neste ano, as escolas da rede municipal também estarão participando.

A Semana de Segurança Pública é realizada pela Prefeitura de Ibaté e o Conseg, que se empenham para levar às crianças e jovens, durante toda a semana, orientações, palestras e conscientização de todos os envolvidos ao tema e subtemas. “Dentro do tema segurança, temos os subtemas que nesta edição focam as instituições de segurança, as políticas de segurança aplicadas no Brasil e o combate às drogas”, explicou o secretário do Conseg, Augusto Neto.

Representando o prefeito José Luiz Parella (PSDB), o vice-prefeito Horácio do Carmo Sanches (PSDB) destacou a importância do evento. “É muito importante discutir temas como esse das drogas com os jovens e mostrar o que podem causar, não apenas psicologicamente como fisicamente, mas também nas famílias”, relatou.

Horácio enumerou uma série de ações que a atual administração municipal tem realizado em prol de uma melhor segurança para os cidadãos ibateenses e parabenizou o Conseg, as forças de segurança e o ex-vereador Fábio Gomes, pela idealização do projeto na cidade.

O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) esteve na abertura e destacou a importância e o papel da juventude dentro da sua comunidade. “É importantíssimo educar nossas crianças e nossos jovens, pois é a partir da educação que a gente consegue melhorar a segurança pública. Através de vocês alunos, das escolas e da educação, que vamos melhorar, cada dia mais, a cidade de Ibaté, nosso estado e nosso país”, destacou. “Por isso, é muito importante que vocês prestem atenção essa semana, participem ativamente e levem esses conhecimentos aos amigos que não vieram e para suas famílias, para que possamos ter uma cidade, cada vez mais, com segurança”, completou.

O evento também contou com as seguintes autoridades: o delegado titular Dr. Wilton Gonçalves Garcia Filho; o capitão PM Renato Gonzalez e o tenente PM Daniel Molina; o comandante da Guarda Municipal, Vitor Reis; a dirigente regional de ensino Débora Gonzalez Costa Blanco; os vereadores ibateenses Steigue Faccio, Ivani Almeida da Silva e Carlos Eduardo Gaudiano; os vereadores de São Carlos, Marquinho Amaral e Moisés Lazarini; o assessor parlamentar Ismael Cerminaro, do deputado estadual Roberto Massafera; e o ex-vereador Fábio Gomes.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira, 22, também no salão social do Grei, os alunos tiveram uma palestra com o juiz da Vara da Família de São Carlos, Dr. Paulo Cezar Scanavez.

Na quarta-feira, 23, a palestra será com o presidente da OAB São Carlos, Dr. Renato Cássio Soares de Barros. Na quinta-feira, 24, com o policial aposentado, Claudio Edílio. Já na sexta-feira, 25, os alunos estarão apresentando os temas de cada escola. Eles terão um tempo determinado para apresentar o subtema que debateram e desenvolveram.

No sábado, dia 26, ocorrerá o encerramento da Semana de Segurança Pública, com exposições de viaturas das Polícias Militar e Civil, Rodoviária, Ambiental, bem como, do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. O Grupo de Ações Especiais da Policia Militar também fará várias demonstrações.

Ainda no sábado, também estará acontecendo uma ação sobre saúde com a participação das agentes da saúde que estarão orientando toda a comunidade sobre a prevenção de doenças, aferição de Glicemia (diabetes), pressão arterial, entre outras.

Leia Também

Últimas Notícias