quinta, 18 de abril de 2024
Educação

Aulas da Rede Municipal de Ensino de Ibaté retornam nesta quarta-feira (6)

05 Fev 2019 - 14h26Por Redação
Aulas da Rede Municipal de Ensino de Ibaté retornam nesta quarta-feira (6) - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ibaté iniciam o ano letivo nesta quarta-feira (6) e encontrarão escolas, diretores, coordenadores, professores e funcionários preparados para receber os alunos novos e veteranos. 

Segundo o Departamento Municipal de Educação, são aproximadamente 4.200 estudantes, sendo 776 alunos de Creche, 890 de Pré-escola, 2454 de Ensino Fundamental e 52 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos em 14 escolas municipais.

A volta às aulas é um momento especial para os alunos, pais e professores, um importante período de recomeço. Por isso, durante a retomada da rotina escolar é preciso planejamento e cuidado por parte dos gestores para integrar os alunos novos e receber bem os veteranos. Pensando nisso, no dia 1º de fevereiro os diretores fizeram uma reunião com os docentes e funcionários para estabelecer regras e formas de trabalho.  

Já nos dias 4 e 5 de fevereiro os coordenadores junto com os docentes elaboraram o planejamento escolar com o intuito de guiar professores na construção de suas aulas de forma que o objetivo comum da Rede seja alcançado.

Para a Assessora de Educação e Cultura, Fátima Donizetti Vaz, o planejamento está presente em todas as nossas ações, já que norteia a realização das atividades. “O planejamento escolar é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. Vale ressaltar que a Rede Municipal de Ensino oferece além do currículo comum, aulas de Educação Física, Música, Informática e Atendimento Educacional Especializado”, apontou.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) ressaltou que a volta às aulas é um período cercado de expectativas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, diretores, coordenadores e funcionários. “A volta às aulas é um momento muito especial para todos, e nossos professores são capacitados e comprometidos em oferecer sempre o melhor ensino para nossos alunos, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e críticos. Um excelente ano letivo para todos!”, destacou o chefe do Executivo.

MERENDA NAS FÉRIAS

Assim como acontece anualmente no período de férias e recesso, os alunos tiveram a oportunidade de continuar se alimentando nas escolas com o Programa Merenda nas férias.

A ação garante aos jovens de Ibaté uma refeição de qualidade mesmo no período que estão de férias. “Observamos que muitos alunos tinham uma boa refeição apenas quando estavam nas escolas, por isso resolvemos implantar o Programa Merenda nas férias, e vem dando certo”, observou o prefeito.

A merenda nas férias atraiu um grande número de crianças, sendo que a alimentação oferecida seguiu as orientações das nutricionistas que realizam um rigoroso acompanhamento, sendo as refeições preparadas pelas cozinheiras da Rede Municipal de Ensino em parceria com a equipe do CPA. “Nosso principal objetivo é a saúde e o bem-estar dos alunos, além da importante contribuição para que, ao retornarem das férias, mantenham o mesmo rendimento escolar, sem nenhum risco de déficit ou queda no rendimento escolar”, finalizou Zé Parella.

Leia Também

Últimas Notícias