sábado, 20 de abril de 2024
Região

Araraquara se destaca em ranking de saneamento

02 Nov 2011 - 09h47

A Revista Veja, edição 2241, do dia 2 de novembro de 2011, apresenta uma reportagem sobre as cidades consideradas campeãs em riqueza e bem-estar no Brasil. Araraquara figura com destaque no quesito saneamento, ocupando a 2ª colocação entre um seleto grupo de 10 cidades em todo o país, com população acima de 200 mil habitantes e que superam 98% de cobertura de saneamento.

Araraquara tem hoje 98,6% de saneamento. O Daae - Departamento Autônomo de Água e Esgoto é a autarquia municipal responsável pelos serviços. 

Para realizar o tratamento dos detritos coletados, o Daae conta com duas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), a ETE Araraquara e a ETE Bueno. Juntas, essas duas unidades respondem pelo tratamento de 100% dos esgotos recolhidos.

"O Daae desde sua fundação trabalha para garantir qualidade de vida à população. Com uma equipe preparada tecnicamente, as Estações de Tratamento, equipamentos, rede de esgoto cobrindo toda a cidade, gestão responsável e investimentos, a autarquia mostra sua competência", observa o prefeito Marcelo Barbieri.

O Daae continua a expandir sua infraestrutura. No dia 25 de novembro será inaugurado o Centro de Produção e Reservação do Parque Planalto que foi construído com recurso de R$ 7 milhões, sendo investimentos da própria autarquia.

No dia 16 de dezembro, também será inaugurada em Araraquara, a Usina de Secagem do Lodo na lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto. O objetivo é desassorear a lagoa com a retirada e o tratamento do lodo. Será a primeira usina desse tipo no Brasil e que "possibilita um importante ganho ambiental com a preservação das lagoas", lembra o prefeito.

Energia e emprego

A Revista Veja destaca outros pontos que atribuem à cidade bons índices. Em relação à geração de emprego, a reportagem aponta que só no primeiro semestre de 2011, Araraquara registrou a criação de 6100 postos de trabalho, superando em três vezes o número total de 2010.

"Araraquara passa por um grande momento. Novas empresas se instalando na cidade, fortalecimento dos distritos industriais e fomento do comércio local, além de incentivos à agricultura familiar e agronegócio. Com essa onda de crescimento, a geração de emprego se torna consequência. E, nesse sentido, buscamos desenvolver programas e parcerias para qualificar a mão de obra e permitir a inserção da população no mercado de trabalho", define Marcelo.

A Revista Veja também evidencia a construção da segunda maior Subestação de energia do país, com capacidade para 3250 megawatts, em Araraquara, e recebe investimentos de R$ 750 milhões.

A Subestação Araraquara 2 vai transmitir a energia gerada nas usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em construção no Rio Madeira, em Rondônia. Por meio de duas linhas transmissoras distribuirá energia para outras subestações, levando energia para todo o Estado de São Paulo e regiões sudeste e sul.

"Esta Subestação irá representar muito para nós. Esse será um dos maiores investimentos em Araraquara dos próximos anos", ressalta o prefeito Marcelo.

Internet Para Todos

A Revista Veja também trouxe a disponibilidade de internet gratuita como um dos índices a serem observados quanto à riqueza e bem-estar de uma cidade.

Araraquara é referência no assunto, com a implantação pelo prefeito Marcelo Barbieri, em 2010, do Programa Internet Para Todos.

Atualmente, o Internet Para Todos já conta com mais de 10 mil famílias cadastradas, abarcando cerda de 40 mil pessoas.

"A internet grátis é o grande programa de inclusão social de Araraquara, que democratiza o acesso à internet no município", diz Marcelo.

Saneamento, desenvolvimento econômico e social, além de investimentos na saúde, educação e infraestrutura, colocam Araraquara entre as melhores cidades para se morar no Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias