terça, 23 de abril de 2024
Região

"Araraquara pode virar Manaus", diz Edinho Silva

Prefeito descreveu a situação como gravíssima

19 Fev 2021 - 10h57Por Redação São Carlos Agora
Hospital da Solidariedade que atende pacientes com Covid-19 em Araraquara - Crédito: divulgaçãoHospital da Solidariedade que atende pacientes com Covid-19 em Araraquara - Crédito: divulgação

Com seis pacientes aguardando leitos, Araraquara vive mais um dia de caos no sistema de saúde por causa da Covid-19. O Prefeito Edinho Silva voltou a alertar a população sobre a situação que a cidade vive. "Essa curva precisa cair para Araraquara não virar Manaus daqui 10, 15 dias", disse em entrevista a uma rádio local. 

Segundo o site Araraquara Agora, 171 novos casos de coronavírus foram confirmados hoje. Ainda de acordo com o portal, ontem, segundo último boletim do Comitê de Contingenciamento, 219 pessoas estavam internadas na cidade, 67 delas em UTI.

Edinho Silva descreveu a situação como gravíssima. “Nós não estamos conseguindo derrubar a curva de contaminação. Esse é o nosso desespero. Ontem a taxa de isolamento social foi de 41%, hoje eu penso que ele vai ser menor. Nós não estamos entendendo a gravidade da situação. Esse número de contaminados, se ele continuar crescendo, na semana que vem nós vamos ver algo parecido com Manaus”, disse.

Desde terça-feira (16) o número de pessoas precisando de leitos supera a oferta tanto nas redes pública, quanto privada. Apesar do lockdown na cidade essa semana a curva de contágio não diminuiu. Isso só deve dar resultado daqui 15 dias.

Diante do cenário de contaminação crescente, o prefeito desabafou: “A responsabilidade não é minha. Não foi eu que aglomerei. Nós estamos o tempo todo falando: não aglomere, mas as festinhas não acabaram. A responsabilidade é coletiva. Nós colocamos a cidade nessa situação e nós precisamos tirar a cidade dessa situação”.

“Onde vamos arrumar leito para tudo isso? Não tem como produzir oxigênio para tudo isso, nós vamos ter que escolher quem internar. Como um médico pode fazer isso? escolher quem interna e quem não interna? Todo mundo tem direito a lutar pela vida. Nós já estamos improvisando leitos no PS do Melhado. 

A falta de leitos não é o único problema, também faltam profissionais para atuar nesses novos leitos. A prefeitura afirma já ter contratado cerca de 200 profissionais. Outros 52 precisam ser contratados, mas não há gente disponível. “Nós buscamos médicos de Jundiaí, de São Paulo, de Campinas. Pagamos hoje para plantão de médico o que o Einstein (Hospital Albert Einstein, de São Paulo) paga e nós não encontramos médicos”, lamentou o prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias