sexta, 19 de abril de 2024
Região

Araraquara: Guarda Civil Municipal comemora 10 anos

02 Fev 2012 - 10h29
0 - 0 -

No próximo sábado (4), a Guarda Civil Municipal - GCM comemora os 10 anos de existência da corporação em Araraquara.
 
O evento está marcado para as 17h, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri. A expectativa é de que 400 pessoas, entre Guardas Municipais, familiares e autoridades participem da comemoração. Representantes de 26 cidades da região também foram convidados para a cerimônia.
 
"O trabalho da Guarda Municipal se consolida e se fortalece a cada dia, e a confiança da população nessa instituição é a prova deste amadurecimento. São homens e mulheres que contribuem para a manutenção da segurança da cidade e que merecem toda a nossa admiração", destacou o prefeito Marcelo Barbieri.
 
O secretário de Segurança Pública Eli Schiavi também comentou sobre a GCM. "A Guarda Civil Municipal é uma instituição importante e querida pela população de Araraquara, pois presta um serviço de qualidade, dentro da lei e respeitando suas atribuições".
 
 
Segundo o coordenador da GCM, Carlos Amorim, durante a solenidade serão homenageados ex-coordenadores e comandantes, além de colaboradores da corporação. Também serão agraciados com condecorações guardas municipais que se destacaram em 2011.
 
"Comemorar os 10 anos da GCM é um marco histórico. Nesse tempo, tivemos várias conquistas, mas, principalmente, ganhamos o respeito e a confiança da população", disse o coordenador. Para o evento, também está programada a apresentação da proposta do hino da Guarda Municipal.
 
Credibilidade
 
Recente pesquisa realizada pelo Instituto de Opinião Pública e Estatística - Ibope apontou, em todo o Brasil, a Guarda Civil Municipal como a terceira melhor instituição que serve a comunidade em relação à segurança pública.
 
"Esse resultado foi gratificante para nós, pois sentimos que a população confia no trabalho da Guarda e sente a necessidade de uma instituição que se propõe a estar mais próxima e com perfil comunitário", explicou Amorim.
 
História
 
A Guarda Civil Municipal de Araraquara foi instituída pela Lei Municipal 5593, de 5 de janeiro de 2001 e, em 2002, foi formado o primeiro pelotão de guardas municipais, cujo o processo de formação e o treinamento foi realizado na Sede do Tiro de Guerra da cidade.
 
A GCM tem como finalidade desenvolver a vigilância, a guarda e a proteção dos próprios, bens e serviços públicos. Atualmente, conta com 94 guardas municipais em seu efetivo e está dividida em Grupamento de Proteção Ambiental; Ronda Ostensiva Municipal (ROMU); Ronda Escolar e Operacionais.

Leia Também

Últimas Notícias