sábado, 20 de abril de 2024
Região

Aniversário de Araraquara reúne mais de 60 mil pessoas

23 Ago 2011 - 09h10
0 - 0 -

O final de semana de comemoração dos 194 anos da cidade foi marcado por grandes atrações, entre elas show sertanejo, Esquadrilha da Fumaça, Desfile Cívico e Orquestra Filarmônica.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria da Cultura, Guarda Municipal e Polícia Militar, as atrações de aniversário da cidade, promovidas gratuitamente pela Prefeitura de Araraquara, atraíram um público de mais de 60 mil pessoas somente no final de semana.

Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, desde o início de agosto diversas atividades culturais estão sendo realizadas pela Prefeitura, reunindo um público bastante expressivo, mas o final de semana teve uma participação surpreendente. "Ficamos muito felizes com a adesão da população às festividades. Percebemos a vontade dos moradores em comemorar os 194 anos de Araraquara e esse bom momento de desenvolvimento vivido pela cidade", afirmou o prefeito.

O dia em que a cidade completou 194 anos foi marcado pelo tradicional desfile cívico, que reuniu em torno de 14 mil pessoas, entre público e participantes. Com o tema Centenários, a comemoração na Avenida de Abreu teve início por volta das 9h e se estendeu até as 12h30.

Escolas, entidades e programas sociais homenagearam artistas, personalidades, instituições e eventos  que comemoram 100 anos de história, como Adoniran Barbosa, o Baile do Carmo e o Tiro de Guerra, que completa 100 anos de fundação em Araraquara.

À tarde, às 16h, o público lotou o entorno do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão para assistir às acrobacias e loopings aéreos da Esquadrilha da Fumaça. A estimativa é que 15 mil pessoas acompanharam o espetáculo, com uma série de mais de 50 acrobacias de alta performance, finalizadas com um grande coração desenhado no céu ensolarado de Araraquara. A Esquadrilha veio à cidade atendendo a um pedido feito pelo prefeito e pelo deputado federal Dimas Ramalho.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/foto-3-prefeito-marcelo-durante-show-musical-dos-194-anos-de-araraquara-na-praca-pedro-de-toledo-22agos11-tete-viviani_s300.jpgEnquanto o público acompanhava a Esquadrilha da Fumaça no Aeroporto, no Centro da cidade uma multidão lotava a Praça Pedro de Toledo para assistir grandes nomes da música sertaneja, entre eles Rionegro e Solimões, João Carreiro e Capataz, Maria Cecilia e Rodolfo, João Neto e Frederico, Fred e Gustavo, Hugo e Tiago, Lucas e Luan, Ataide e Alexandre, João Bosco e Vinicius, e Edson. Mais de 30 mil pessoas passaram pela Praça durante o evento promovido em parceria com a Nativa FM, que teve início por volta das 14h e se estendeu até a noite.

No domingo, o público cantou parabéns e fez fila para comer o bolo de aniversário dos 194 anos da cidade e de um ano de fundação da TV ARA. Mais de 1,5 mil pedaços foram distribuídos na Praça Pedro de Toledo. Às 19h, também na Praça, 2 mil pessoas prestigiaram a Seresta Para Todos, com Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Mania de Samba e Junior Barros, Seresteiros e Quarteto Café. As apresentações foram realizadas com o apoio do Banco do Brasil.

No sábado, a Prefeitura de Araraquara, o Ministério da Cultura e a EPTV apresentaram a Orquestra Filarmônica Jovem de Israel, que teve a presença de 1,1 mil pessoas. O evento, que iria acontecer na Praça Pedro de Toledo, teve que ser transferido para o Teatro Municipal devido à chuva. A Orquestra realizou duas apresentações.

Leia Também

Últimas Notícias