quinta, 28 de março de 2024
Região

Alunos de percussão do Centro Cultural fazem integração com alunos da Escola Brasilina

02 Out 2015 - 08h39
0 - 0 -

Os alunos do Grupo de Percussão do Centro Cultural Anna Ponciano Marques de Ibaté realizaram uma integração cultural com os alunos da Escola Municipal Brasilina Teixeira Ianoni. 

De acordo com o Diretor de Cultura Joziel Gama o objetivo do encontro foi divulgar as atividades desenvolvidas no Centro Cultural.

“Os alunos da escola Brasilina ficaram encantados com a apresentação do Grupo de Percussão e com isso conseguimos despertar o interesse deles pelos cursos oferecidos”, conta Joziel. 

Joziel ainda destaca que a iniciativa partiu dos próprios alunos do curso, que tem o objetivo de visitar outras escolas municipais de Ibaté.

“Foi uma idéia super interessante e com certeza vamos envolver toda a rede publica de ensino para trazê-los mais próximo aos cursos culturais que nossa cidade oferece”, declara.

As aulas de percussão são ministradas pelo percussionista profissional Guga Santos no Centro Cultural toda terça-feira das 14h00 as 15h30 e quarta-feira das 17h30 às 19h00 para crianças com idade a partir dos 6 anos. As aulas são gratuitas e abertas a toda cidade. 

INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO:

Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Em muitos sítios arqueológicos foram encontradas representações de pessoas dançando em torno de um tambor. Muitos objetos musicais também foram encontrados como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas versões de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão.

É um instrumento musical cujo som é obtido através da percussão (impacto), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, não podem ser precisamente afinados).

Esses são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos. Os instrumentos de percussão de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com função melódica e harmônica.

Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. 

É possível assim fazer a percussão em uma música utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e mesmo objetos mais complexos como máquinas de escrever.

Leia Também

Últimas Notícias