quinta, 25 de abril de 2024
Educação

Alunos da rede de ensino de Ibaté voltam às aulas na próxima segunda-feira

21 Jul 2018 - 09h11Por Redação
Alunos da rede de ensino de Ibaté voltam às aulas na próxima segunda-feira - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 23, os alunos da rede municipal de ensino de Ibaté retornarão as aulas após o recesso de julho.  Segundo o Departamento Municipal de Educação, no total são a 4150 estudantes, sendo 780 alunos de Creche, 940 de Pré-escola, 2421 de Ensino Fundamental e 57 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos pelas 13 escolas municipais.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) ressaltou que a volta às aulas é um momento muito especial aos alunos, tanto no começo quanto no meio do ano. “Esse ano é atípico, aconteceu a Copa do Mundo, então nossas crianças puderam nos dias de descanso acompanhar esse evento mundial e com isso recarregar as energias para dar sequência ao segundo semestre”, observou.

Zé Parella lembrou que os professores sempre recebem cursos e palestras de capacitação para com isso ensinar os alunos. “Nossos professores são capacitados e comprometidos em oferecer sempre o melhor ensino para nossos alunos, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e críticos”, destacou.

O prefeito também recordou que os alunos são uniformizados, sendo o masculino composto com duas camisetas, shorts e agasalho de frio (com jaqueta e calça). Já o kit feminino com duas camisetas, saia shorts e também o agasalho para o inverno. “Acredito que todas as crianças uniformizadas ficam com um aspecto de igualdade, vestidas com a mesma roupa de qualidade, inibindo valores consumistas e a valorização de roupas de grife, aquelas de marca, além de garantir a segurança delas por causa da padronização de vestimenta, evitando também comparações e ações desrespeitosas, até mesmo o bullying”, finalizou o prefeito.

Vale ressaltar que a rede municipal de ensino, além do currículo comum, oferece aulas de Música e Informática e também o Atendimento Educacional Especializado. Durante este ano, os professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Pré-Escola) continuarão a formação nos HTPCs, do PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa), será realizado o trabalho com o Programa Ler e Escrever do Estado de São Paulo e implantado o EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais), também advindo do governo estadual.

MERENDA NAS FÉRIAS 

Também durante o recesso, os alunos, por meio da Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio do Departamento de Educação e Centro de Processamento de Alimentos, tiveram a oportunidade de continuar se alimentando nas escolas, com o Programa Merenda nas férias.

A ação garante aos jovens de Ibaté uma refeição de qualidade mesmo em período de recesso de aula. “Observamos que muitos alunos apenas tinham uma boa refeição quando estavam nas escolas, aí resolvemos implantar a merenda nas férias e vem dando certo, nos anos anteriores foi um sucesso”, apontou o Zé Parella.

A merenda nas férias atraiu um grande número de crianças. A escola municipal “Brasilina Teixeira Ianoni” recebe, diariamente, mais de 100 alunos; na “Maria Luiza” a média é de pouco mais de 50 estudantes; já na “Vera Trinta”, cerca de 70 crianças vão até fazer suas refeições.

A alimentação oferecida segue as orientações das nutricionistas que realizam um rigoroso acompanhamento, sendo as refeições preparadas pelas cozinheiras da rede pública municipal de ensino, em parceria com a equipe do CPA. “Nosso principal objetivo é a saúde e o bem estar dos alunos, além da importante contribuição para que, ao retornarem das férias, mantenham o mesmo rendimento escolar, sem nenhum risco de déficit ou queda no rendimento escolar”, finalizou Zé Parella.

Leia Também

Últimas Notícias