quinta, 28 de março de 2024
Bandeira verde

Água do Broa é excelente, atesta Cetesb

14 Jan 2019 - 09h26Por Preefitura Municipal
Água do Broa é excelente, atesta Cetesb - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Após denúncias feitas ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), de que a Represa do Lobo, mais conhecida como Represa do Broa, em grande parte localizada no município de Itirapina, estava poluída, o órgão do Ministério Público Estadual, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CESTESB), e a Prefeitura de Itirapina, por intermédio de funcionários do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e o químico responsável, decidiram em 2017 dar início e acompanhar, monitorar a represa com medições periódicas (semanais), analisando a real situação da água.

Na ocasião, 3 funcionários da Prefeitura foram enviados para a CETESB/São Paulo e receberam treinamentos para estarem habilitados a realizar coletas das amostras da água do Broa de forma extremamente técnica, atendendo aos altos padrões exigidos pela CETESB. Os dias, horários e os locais das coletas foram decididos levando em conta que neles são registrados maior número de banhistas e em alta e baixa temporada.

CLASSIFICAÇÃO

Conforme a resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), as águas doces destinadas à recreação, são classificadas próprias ou impróprias. Quando própria, ela é subdivida em categorias: satisfatória, muito boa e excelente. Para ser considerada própria dentro das 3 categorias é necessário que pelo menos 80% de um conjunto de 5 amostras analisadas consecutivamente sejam classificadas como própria. Na categoria excelente o valor máximo é de 250 coliformes fecais, ou 200 Escherichia Coli ou 25 Enterococos por 100 mililitros de água que, é o parâmetro usado para classificação de balneabilidade conforme a resolução do CONAMA citada acima.

BANDEIRA VERDE

Interessante observar que o limite de tolerância para as águas serem consideradas próprias é de até 800 Escherichia Coli por 100 mililitros de água. Portanto, todos os valores dentro desses intervalos classificam-se a água como própria para efeito de balneabilidade. Em todas as medições realizadas e analisadas no laboratório da CETESB/Campinas, o maior valor medido até hoje foi de 102 Escherichia Coli por 100 mililitros de água, classificando a água da Represa do Broa como própria, uma das melhores do Estado de São Paulo, tratando-se de balneabilidade, ou seja, uso para lazer e banho. Por isso a bandeira verde da CETESB hasteada em alguns pontos da represa.

Leia Também

Últimas Notícias