quinta, 18 de abril de 2024
Região

Aeroporto de Araraquara receberá investimentos de R$ 8 milhões

09 Set 2011 - 10h46
0 - 0 -

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (8) em São Paulo, com representantes da Prefeitura de Araraquara, Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e Azul Linhas Aéreas, ficou definido que o Aeroporto Bartholomeu de Gusmão receberá um novo terminal de passageiros.

De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, o investimento deve ser em torno de R$ 8 milhões e a previsão é que o aeroporto entre em operação no segundo semestre de 2012. "O governador Geraldo Alckmin já havia confirmado melhorias no aeroporto. A ideia inicial era fazer uma reforma, mas ficou definido que a melhor solução para Araraquara é a construção de um novo terminal de passageiros", afirmou o prefeito Marcelo Barbieri.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, que participou da reunião em São Paulo, o novo terminal deverá ter entre 1.500 e 1.600 metros quadrados de área construída. O prazo é de três meses para a finalização do projeto e licitação mais seis meses de obras. A conclusão do aeroporto coincide com o planejamento traçado pela Azul para implantar uma linha regular na cidade.

"A Prefeitura ficou responsável por toda a infraestrutura externa como acesso, água, esgoto, iluminação e sinalização", disse Rozatto, destacando que o terminal existente passará a ser utilizado para serviços. Também será adquirido todo equipamento de combate a incêndios e de raio x, conforme normas exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os investimentos do governador Geraldo Alckmin no aeroporto foram anunciados na semana passada pela Secretaria de Estado dos Transportes ao prefeito Marcelo Barbieri e aos deputados Dimas Ramalho (federal) e Roberto Massafera (estadual). Durante essa reunião, a Azul confirmou o interesse em operar na cidade, implantando, no início, dois ou três voos diários ligando o município ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Leia Também

Últimas Notícias