Menu
terça, 22 de setembro de 2020
Região

Aero Clube de Pirassununga comemora 72 anos com evento no fim de semana

25 Set 2014 - 08h40Por Difusora Pirassununga
0 - 0 -

O Aero Clube de Pirassununga completou 72 anos de fundação nesta segunda-feira (22). Como parte das comemorações, um evento será realizado no próximo sábado (27), nas dependências da entidade.

Algumas atrações do encontro serão: sobrevoo de aeronaves da Academia da Força Aérea, sobrevoo de aeronaves clássicas, exposição de carros de combate do Exército Brasileiro, exposição de carros antigos, exposição de motos e atrações para crianças.

Ainda será realizada apresentação da mais nova aeronave da frota do Aero Clube, um Cessna C152. Também acontece sobrevoo da aeronave clássica PT-19. A nova diretoria do Aero Clube será empossada e apresentada, para dar continuidade ao trabalho já desenvolvido nos últimos anos.

Histórico

No dia 17 de Julho de 1942, convidados pelo Sr Belarmino Del Nero, na época Prefeito Municipal de Pirassununga reuniram-se em sua residência Walfrido de Alcântara e Silva, Emilio Simonetti, Felipe Malaman, Alvarino Bessa, Dr João Wagmuller, Candido Dias Castejon, Lauro Pozzi e Fernando de Barros Silveira a fim de deliberarem sobre a fundação na cidade de Pirassununga de um Aeroclube com a finalidade de estimular a nossa juventude à prática de vôo.

Aos 18 de Setembro de 1942, na residência do Sr Belarmino Del Nero em segunda reunião preliminar da comissão organizadora para promover a fundação do Aeroclube de Pirassununga, onde ficou resolvido a convocação de uma assembléia na Prefeitura Municipal, a eleição de uma diretoria provisória e uma comissão encarregada de elaborar os estatutos.

Em 22 de setembro de 1942, na sala de seção da Prefeitura Municipal de Pirassununga, realizou-se Assembléia Geral dos interessados na fundação do Aeroclube de Pirassununga, onde foi aprovada a chapa: Para Presidente Candido Dias Castejon; Vice–Presidente Dr Lauro Pozzi; Tesoureiro Walfrido de Alcântara e Silva. Esta diretoria tratou da aprovação do estatuto e função da sociedade sempre com a ajuda de Bellarmino Del nero.

Em 16 de agosto de 1944, reunidos no Clube Pirassununga foi eleita a nova diretoria: Presidente Bellarmino Del Nero, vice presidente Dr fernando Costa Filho, secretario Diogenir Ferreira, tesoureiro Ernesto Vick, conselho fiscal Dr João Wegmuller, Eurico Godoy e Farid Elmor. No dia 05 de novembro de 1944 teve início a solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção do hangar.

De 1942 até datas atuais, o Aeroclube de Pirassununga formou centenas de pilotos dos quais muitos foram e hoje são comandantes de grandes empresas e importantes companhias aéreas.

O Aero Clube de Pirassununga é escola de pilotagem aeronáutica, tendo por finalidade principal a formação e treinamento de pilotos civis. Para tanto, obedece o padrão de instrução determinado pelo Ministério da Aeronáutica, através da ANAC contando com equipamentos e aeronaves diversas para instrução prática e teórica de seus alunos e pilotos.

Os experientes instrutores são credenciados pela ANAC e possuem alta qualificação. Atualmente, o Aeroclube de Pirassununga possui uma infraestrutura composta por dois hangares, oficina de manutenção, uma sala de aula, uma sede social, dependências administrativas, sala de confraternização, pista de 860x30 metros, além de uma casa de moradia para Guarda Campo.

O Aeroclube de Pirassununga oferece cursos de pilotagem em avião com a finalidade amadora ou profissional; e pilotagem de planadores para fins desportivos. Mais informações sobre cursos podem ser obtidos na secretaria do Aeroclube, na Rua Siqueira Campos, 4609, ou pelo telefone 3561-1480.

Além da formação e treinamento de pilotos, o Aero Clube de Pirassununga ainda se encontra à disposição da comunidade Pirassununguense para exercer atividades de utilidade pública e turística (voos panorâmicos) para quem se sente atraído pela arte de voar e quer conhecer nossa cidade simpatia do alto.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias