sexta, 19 de abril de 2024
Marketing por email

Táticas de marketing por email comprovadas há anos que definitivamente funcionarão para Você

16 Ago 2022 - 13h54Por Redação São Carlos Agora
Teclado - Crédito: Foto de Miguel Á. PadriñánTeclado - Crédito: Foto de Miguel Á. Padriñán

Antes de mais, deve considerar que o marketing por email não tem nada que ver com lixo eletrônico que ninguém lê. Se for usado corretamente, o marketing por email é uma excelente forma de estabelecer contacto com clientes e manter uma ligação duradoura.

A comunicação por correio eletrônico é hoje a melhor forma de manter ligações com significado com clientes. A partir do momento em que a interação cliente-empresa tem início, o marketing por email acompanha todo o processo de vendas.

O marketing por email inclui o envio de anúncios publicitários, chamadas para a ação, notícias e muito mais. Pode enviar emails de marketing contendo um destaque Instagram, um post Facebook ou um vídeo Youtube.

O objetivo de longo prazo na utilização de marketing por email é aumentar a confiança do consumidor numa marca e fortalecer a lealdade da sua audiência, atraindo novos clientes em simultâneo.

Tipos de emails que você deve dominar

Primeiro que tudo, deverá pensar cuidadosamente no tipo de missivas que pretende enviar, a quem se dirigem e como irão ser construídas. O conteúdo deverá ser de elevada qualidade, independentemente da categoria em que a mensagem se inserir.

A comunicação por email com o seu cliente deverá começar por um email de boas-vindas. Este tipo de mensagem é recebida pelo cliente que acabou de subscrever uma newsletter ou registar uma nova conta numa loja online.

Mão
Foto: Pixabay

Esta mensagem inaugural é muito importante, na medida em que acontece que os clientes respondem às chamadas para a ação mais regularmente nestas mensagens.

Numa primeira mensagem, deverá fazer uma oferta ao seu cliente, como um e-book, um vídeo de tutorial ou um guia detalhado acerca de um produto ou serviço seus.

A próxima categoria são as resenhas, nas quais faz um resumo de informações novas. Pode usar um 'quadro de humor' atrativo para chamar a atenção para novas ofertas, anúncios de produtos ou um post de blog recente.

As mensagens informativas devem ser utilizadas para o envio de informação útil e materiais diversos. As mensagens de trigger ou transacionais são enviadas quando o cliente desempenha uma determinada ação. Por último, as newsletters são séries de mensagens que deverão procurar aumentar gradualmente o interesse em determinada oferta.

Desfrute da automação

Mão robô
Foto de Tara Winstead

Uma vez que grande parte dos fluxos de trabalho pode ser automatizada, deve escolher um serviço de newsletters que lhe permita poupar tempo. Tais serviços ajudam a gerir as listas de distribuição e criam conteúdos interessantes. Incluem também ferramentas de automação que facilitam o envio de emails em grandes quantidades. Alguns destes serviços permitem analisar e otimizar as campanhas para conseguir melhores resultados.

Angarie subscrições de qualidade

A chave para para uma campanha de marketing por correio eletrônico bem sucedida é ter subscritores ativos e engajados. Uma das mais importantes tática é criar uma lista de contactos orgânica, e a melhor forma de o conseguir é levar os clientes a subscrever entusiasticamente.

Não deve sequer ponderar comprar listas de terceiros sem o seu consentimento. É comum que estas práticas se convertam em custos inesperados, queixas de spam e até litígios. Se contactar pessoas que não deram o seu consentimento informado para o envio de newsletters, ou que não se interessam pelos seus produtos, a eficácia das campanhas tenderá a ser diminuta.

Conheça bem a sua audiência

Quando tem subscritores interessados, analise e segmente a sua audiência para o envio de emails relevantes. Considere alguns parâmetros de segmentação: localização (que lhe permite oferecer produtos ou serviços aí relevantes), idade (para regular o tom das suas mensagens) e o buyer persona, um template do cliente ideal criado a partir da sua base de subscritores, que lhe permite perceber as necessidades e valores da sua clientela.

Mantenha-se em contacto

Os clientes motivados costumam interagir consigo. Não pare de contactar o cliente após a realização de uma compra. Tente converter um cliente pontual num cliente regular. Para o fazer, envie uma mensagem de agradecimento e de congratulações por ter concretizado a compra, aproveitando para dar a conhecer outras ofertas que lhe poderão ser de interesse. Após algum tempo, faça uma oferta dirigida aos interesses específicos do cliente

Acima de tudo, não exclua um destinatário da sua lista de distribuição porque este não abriu as suas mensagens., Enquanto a pessoa não anular a subscrição, não se importará de receber as suas ofertas. Poderá ser necessário um novo lembrete, portanto espere um pouco antes de enviar um novo email para renovar a vossa ligação.

Conclusões

O marketing por email tem nos dias de hoje uma preponderância inquestionável no sucesso dos negócios. O uso de boas táticas de comunicação por correio eletrônico, pode levar uma pequena empresa a ombrear com grandes empreendimentos na divulgação de produtos e serviços. Não despreze esta forma de comunicação com os seus clientes ou verá o seu projeto ficar para trás.

 

 

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