sexta, 19 de abril de 2024
Publieditorial

São Carlos: 4 anos mantendo a média baixa de acidentes com mortes no trânsito em SP

Quando o cuidado prevalece, as boas notícias não demoram a chegar.

11 Mai 2021 - 18h06Por Prefeitura Municipal de São Carlos
São Carlos: 4 anos mantendo a média baixa de acidentes com mortes no trânsito em SP -

Na média dos últimos quatro anos, São Carlos está entre as cidades paulistas com 200 mil habitantes, ou mais, que têm os menores números de acidentes com mortes no trânsito por cada 100 mil habitantes e estáem terceiro lugar entre os quinze municípios que apresentam os melhores resultados. O estudo é resultado do trabalho feito pelo Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito – NEST, da USP em São Carlos.

O último levantamento feito pelo grupo, formado há 16 anos por professores e alunos ligados ao setor de pós-graduação em Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos- EESC e que conta, também, desde o início, com a participação de professores e alunos da UFSCar, FATEC e outros órgãos públicos e privados, coloca a cidade de São Carlos na terceira posição, atrás apenas de Taboão da Serra e Marília. As duas primeiras têm, respectivamente, taxas de 6,45 e 6,51 mortes por 100 mil habitantes no último quadriênio. Já São Carlos aparece, nesse mesmo período, logo em seguida, com 6,55.

É importante e significativo destacar, também, que São Carlos está na frente de outras doze grandes cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes, como as que seguem por ordem de classificação do estudo: São Bernardo do Campo, Itapevi, Santo André, Bauru, Osasco, Campinas, Piracicaba, Cotia, Jundiaí, Americana, São Paulo e Indaiatuba.

Esses ótimos resultados de São Carlos, que merecem destaque e são motivo de orgulho, são frutos da adoção de um conjunto de medidas que envolvem engenharia, legislação, educação e colaboração de toda a população. Entretanto, algumas razões práticas do dia a dia podem ser apontadas como fundamentais: recuperação e modernização da sinalização viária; execução de diversas obras para melhoria e fluidez do trânsito; mudança de sentido de direção em algumas vias onde existiam pontos de tensão e congestionamentos em horários de fluxo mais intenso; fiscalização e orientação permanentes e, ainda, o grande programa de recape que ainda está em execução em toda a cidade.

O trabalho e a conscientização não param para que São Carlos continue obtendo ótimos resultados.

Portanto, nesse ‘maio amarelo’, dedicado à segurança no trânsito, São Carlos, mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, tem muito para comemorar!

Leia Também

Últimas Notícias