sexta, 29 de março de 2024
Publieditorial

Os benefícios das vacinas pneumocócicas em tempos de pandemia

Vacinas pneumocócicas protegem seus pulmões de doenças como pneumonia, além de sinusites, meningites e até infecção generalizada

10 Mai 2021 - 08h24Por Previmune Clínica de Vacinas
Os benefícios das vacinas pneumocócicas em tempos de pandemia - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

As doenças pneumocócicas causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae atingem o trato respiratório e o cérebro. Elas são classificadas em dois tipos: 1) a doença pneumocócica invasiva (DPI), que ocorre quando a bactéria invade a corrente sanguínea; e 2) a doença pneumocócica não invasiva, que são as infecções dos seios da face conhecidas como sinusite, e se não tratada adequadamente, ou dependendo de sua gravidade, pode resultar em uma meningite ou em uma infecção generalizada.

No Brasil, foi observado no período de 2008 a 2017, um aumento no número de internações hospitalares por infecções causadas pelo pneumococo, demonstrando um grande agravante ao Sistema Único de Saúde (SUS). O aumento da resistência aos antibióticos pela bactéria S. pneumoniae mostra-se muito preocupante, por elevar ainda mais o índice de complicações nos casos hospitalares.

Em casos de pacientes acometidos pelo coronavírus, a pneumonia bacteriana pode ser uma das sérias complicações, já que a bactéria S. pneumoniae pode se instalar de uma forma parasitária e causar uma infecção bacteriana secundária, levando ao agravamento do caso.

Atualmente, a vacinação é a única forma de evitar ou amenizar os riscos das doenças pneumocócicas. A administração da vacina conjugada Pneumo-13 demonstra reduzir significativamente a incidência de doenças causadas pelo S. pneumoniae, protegendo contra cerca de 80% dos sorotipos pneumocócicos que causam as doenças pneumocócicas, protegendo não apenas os indivíduos vacinados, mas também grupos que não foram vacinados através da imunidade de rebanho ou imunidade coletiva. Nesse caso, uma determinada porcentagem de indivíduos vacinados, numa população definida, adquire imunidade a essa infecção e assim protege os que ainda não tem imunidade de serem infectados, através da redução das taxas de transmissão.

Importante: As vacinas pneumocócicas (Pneumo 13 e 23) não conferem proteção contra o Coronavírus e suas variantes, mas podem evitar internações hospitalares e complicações em pacientes com Covid-19.

Agende já um horário na Previmune Clínica de Vacinas - Unidade São Carlos - Tel. (16) 3412-3739 e Whats (16) 99108-1790. Vacinas salvam vidas.

Leia Também

Últimas Notícias