sexta, 19 de abril de 2024
Dicas

Investimentos: aprenda a diversificar da maneira correta

14 Jan 2022 - 10h46
Investimentos: aprenda a diversificar da maneira correta -

Como diversificar os investimentos da maneira correta? Tanto no âmbito pessoal como profissional, fazer as melhores escolhas relativas aos assuntos financeiros não é tarefa fácil. Para realizar os melhores investimentos e fechar os melhores negócios, é preciso estar atento a todos os aspectos possíveis.

Isso porque o setor financeiro envolve diversos temas sociais, econômicos, políticos e geográficos. Ou seja, conforme a mudança nas tendências de um destes itens, todo o cenário de negócios pode ser atingido de certa forma. No entanto, com o passar dos anos e melhor experiência faz com que seja tranquilo fazer essas análises.

De acordo com o modelo de negócio projetado, há um determinado padrão de mercado relativo aos riscos, juros e demais condições. Portanto, todas estas questões por vezes acabam gerando oscilações no funcionamento do mercado e das negociações.

Com isso, os investidores sofrem riscos de ver seu dinheiro ir para o ralo de forma repentina. Conforme as condições do mercado, o investimento possui altos e baixos no que diz respeito à estabilidade. Ou seja, apesar de haver boas perspectivas de rentabilidade, uma chance elevada de insucesso faz muitos investidores recuarem.

Para que todas essas questões não interfiram de forma tão direta nas suas finanças, é possível diversificar os investimentos da maneira correta. Com a aplicação dos recursos financeiros em mais de uma frente de negócios oferece algumas vantagens interessantes. Uma delas, portanto, é a possibilidade de aproveitar diversos setores da economia, de acordo com as tendências de mercado.

No entanto, para que essa diversificação de investimentos seja realizada de forma correta, é preciso se atentar a algumas dicas. Portanto, confira ao longo deste artigo algumas informações importantes para realizar a diversificação de investimentos da forma correta.

A estabilidade é um fator importante

Uma pessoa que entra no mundo dos investimentos costuma dar seus primeiros passos naquele ramo em que já possui experiência profissional. Nesse sentido podemos apontar a gastronomia como um exemplo. Na medida em que o profissional alcançar novos objetivos na profissão, novos conhecimentos sobre a cozinha e a gestão poderão ser utilizados.

Além do conhecimento mais amplo sobre o assunto, investir naquele segmento em que já atuamos é também uma forma de encontrar estabilidade no investimento. Dessa forma, por mais ajustada que a margem de lucro possa ser, a segurança do investimento fala mais alto.

Entretanto, para não ficar refém apenas desse segmento para realizar seus investimentos, é possível trabalhar com a diversificação de investimentos. A partir daquele modelo de investimento que você deseja, é possível encontrar outras alternativas mais rentáveis.

No entanto, em uma área tão disputada como é o mercado de negócios, todo o cuidado é pouco para realizar negociações. Desse modo, para investidores, é preciso sempre se ater a algumas garantias de retorno do investimento.

Dessa forma, existem alternativas de diversificação de investimentos com uma margem alta de segurança. Uma delas é o fundo de investimentos, onde o investidor adquire títulos emitidos por instituições financeiras. Nestes casos, o valor aplicado rende a partir de uma taxa de juros, que pode ser fixa ou variável, conforme o interesse do investidor.

Os imóveis possibilitam essa diversificação

Há determinados ativos financeiros no mercado que potencializam de forma muito produtiva seu capital. Ou seja, com um valor de investimento razoável, é possível fazer com que aquele investimento seja lucrativo.

Dessa forma, um dos  ativos que mais proporcionam esse tipo de vantagem é o imóvel. Conforme a localização e as dimensões da área, é possível viabilizar diversos modelos de investimentos. Sendo assim, a aplicação dos recursos financeiros para a compra de imóveis é também uma forma de diversificar os investimentos de maneira correta.

Para aqueles terrenos localizados em zonas comerciais, a alternativa mais adequada pode ser a construção de um prédio comercial. Conforme a característica do público, é possível vislumbrar que modelo de comércio irá prosperar.

Além disso, para aqueles que pretendem diversificar os investimentos através de imóveis, outra opção é o setor residencial. Com a locação de casas e apartamentos, é possível assegurar uma receita mensal proveniente dos imóveis.

No entanto, para realizar os melhores negócios e diversificar os investimentos, é preciso contar com um capital de giro e poder de investimento relevante. Entretanto, com as oscilações do mercado e o recuo do comércio, muitas vezes é preciso procurar outras alternativas para solucionar este problema, como um empréstimo com garantia em imóvel.

A modalidade, também conhecida como empréstimo home equity, é um dos serviços oferecidos pela fintech CashMe com vantagens exclusivas, como juros a partir de 0,85% ao mês + IPCA, carência de até 12 meses para o pagamento da primeira parcela e o prazo de 240 meses para o parcelamento.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias