quinta, 18 de abril de 2024
Dicas

Economizar combustível é possível: conheça as técnicas de hypermiling

Saiba o que é o conceito e conheça técnicas para seu automóvel fazer mais km por litro

29 Set 2021 - 15h08
vfsss - vfsss -

Hypermiling é a forma de dirigir um carro utilizando técnicas que reduzem o consumo de combustível. Motoristas adeptos a esta modalidade de direção são conhecidos como “hypermilers”.

Esse conjunto de métodos de condução pode ser aplicado tanto a carros usados quanto a automóveis novos, e a eficácia pode ser percebida nos mínimos detalhes.

E, embora algumas pessoas ainda não o conheçam, o hypermilingtem se popularizado cada vez mais, sobretudo devido aos altos valores dos combustíveis.

Principais técnicas de hypermiling

Como já foi dito acima, oconceito engloba diversas maneiras de aumentar a quilometragem rodada por um automóvel a cada litro de combustível por meio da direção, o que resulta em uma grande economia de combustível.Conheça as principais técnicas, abaixo.

Conheça a eficiência de consumo do automóvel

É importante sempre anotar a quilometragem do automóvel e a quantidade de combustível utilizado ao abastecer, para identificar quanto o veículo rodou por meio da diferença entre a primeira e a segunda quilometragem.

A conta é bastante simples: divida os quilômetros rodados pela quantidade de litros de combustível utilizado, refaça o cálculo a cada vez que o carro for abastecido e compare resultados.

Assim, é possível controlar a eficácia do carro em relação ao consumo de combustível e, consequentemente, identificar quais técnicas de hypermilingtrazem os melhores resultados.

Velocidade x eficiência do combustível

Cada veículo possui sua própria faixa de velocidade (ponto em que a eficácia de combustível aprimorada é atingida) e, normalmente, gira entre 70 e 100 km/h. Em média, a cada 8 km acima desta faixa, a eficiência do combustível diminui cerca de 10%.

De acordo com estudos, boa parte dos motoristas dirigem aproximadamente 15 km/h acima da faixa de velocidade ideal e não percebem os custos gerados a longo prazo devido a isso.

Diminua o peso

Quanto menos peso seu automóvel carregar, menos “esforço” ele precisará fazer para andar, o que diminui o consumo de combustível.

Nesse sentido, uma técnica bem simples é retirar do carro objetos pesados que não precisam ser utilizados.

Além disso, racks instalados no teto do automóvel podem aumentar o consumo de combustível em até 5%, pois geram mais resistência em relação ao vento durante a movimentação do veículo.

Atente-se às marchas

As marchas devem ser trocadas no tempo correto e a rotação de velocidade final deve ser mantida entre 1500 rpm e 2000 rpm. No hypermiling, a primeira marcha só serve para os 10 metros iniciais de movimento do veículo. Ao passar disso, o desperdício de combustível se torna uma realidade.

Acelere de forma sutil

Pise no pedal do acelerador aos poucos, sem colocar muita força nos pés. Caso seu carro tenha computador de bordo com a função “consumo”, você pode controlar suas pisadas em tempo real.

Tenha pneus de qualidade

A escolha dos itens faz diferença. Um estudo realizado pela Michelin revelou que os pneus com resistência de rolagem menor para o automóvel (pneus verdes) podem contribuir em até 20% na economia de combustível.

Evite parar o veículo totalmente

O tempo consumido com a inércia é responsável por um grande desperdício de combustível. Portanto, evite parar completamente e, sempre que possível, mantenha alguma condição de movimento para o automóvel.

Uma boa maneira de colocar essa técnica em prática é manter uma distância de três carros para o veículo da frente.

Além disso, também é possível economizar combustível acelerando e freando menos e de forma sutil. Motoristas mais agressivos costumam frear bruscamente e acelerar com intensidade, aumentando o consumo de combustível e potencializando os riscos de acidentes.

Dessa forma, impedir que o automóvel pare totalmente é um jeito simples de colocar o hypermilingem prática e de conduzir o veículo de uma forma mais segura.

 

Leia Também

Últimas Notícias