(16) 99963-6036
quinta, 20 de março de 2025
Publieditorial

CHEERLEADING: muito mais que pompom e gritos de torcida.

Conheça a modalidade mais colorida e rítmica dos jogos e, não perca o desafio das baterias!

09 Nov 2022 - 13h00Por Da Assessoria de Imprensa
CHEERLEADING: muito mais que pompom e gritos de torcida. - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

As modalidades serão apresentadas no evento universitário que ocorrerá em São Carlos, interior de São Paulo, nesse final de semana prolongado, de 12 a 15 de novembro.

O desafio de baterias acontece desde o ano de 2010 na TUSCA e é uma apresentação para que as baterias universitárias mostrem sua força, criatividade e energia, como um desafio, e que conta com jurados, pontuação e regulamento próprio (que é definido pelas atléticas anfitriãs), entretanto, o desafio não contabiliza pontos para a competição geral. As apresentações contam com as baterias das atléticas fundadoras e convidadas, que têm a oportunidade de trazer a sua bateria para participar tanto do desafio como para estarem presentes nos jogos. Na TUSCA 2022, a apresentação acontecerá ao lado do ginásio da UFSCar, domingo (13), às 11 horas.

No mesmo dia, no ginásio da Redenção, a partir das 8h30, acontecerá a apresentação Cheerleading, você já ouviu falar? Essa modalidade, que ao pé da letra significa animação de torcida, é um sucesso principalmente entre os jovens e continua crescendo em todos os países. No Brasil existe, inclusive, a União Brasileira de Cheerleaders (UBC), que conta com cerca de 80 equipes profissionais e mais de 200 equipes universitárias cadastradas. Não é só torcer, a modalidade é caracterizada por uma série de habilidades que incluem coreografia, sincronia de movimentos, formação de pirâmides, animação e saltos. 50% do cheerleading é composto por ginástica ritmada. Outro pilar são as acrobacias e as danças, que dão mais flexibilidade corporal. Todas as habilidades são obrigatórias nas apresentações e com sete níveis de dificuldades.

A modalidade nasceu em 1864 nos Estados Unidos com o objetivo de animar as torcidas (principalmente a de futebol americano), e pasme: inicialmente o esporte cheerleading era uma prática restrita ao público masculino. Só em 1923, que as mulheres começaram a participar.

As equipes que se apresentarão no domingo serão: Cheerleading UFSCar, Bulldogs Cheerleading e CAASO Falcons Cheerleading. Não fique de fora dos inúmeros torneios que acontecerão pelo município, abertos ao público e com entrada franca.

São lançadas as tabelas iniciais e disputadas em formato “mata-mata”, as tabelas são reorganizadas na madrugada e divulgadas no dia seguinte pelo Instagram oficial do evento, o que aumenta ainda mais a emoção e expectativa. Quem será que vai levar a taça para casa esse ano?

Leia Também

Últimas Notícias