quinta, 18 de abril de 2024
Saúde

A importância da vacina da gripe em tempo de coronavírus

24 Mar 2021 - 10h59Por Previmune Clínica de Vacinas
A importância da vacina da gripe em tempo de coronavírus -

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, tem uma alta transmissibilidade e pode ser contraída diversas vezes ao longo da vida, possuindo um período limitado e determinado de infecção. Entretanto,a infecção pode apresentar-se de forma grave, necessitando de hospitalização, podendo até mesmo levar a morte. Desta forma, a vacina da gripe pode auxiliar na prevenção de infecções causadas pelo vírus Influenza. Em São Carlos, a Clínica Prevemune oferece a vacina contra a Influenza. Entre em contato pelo Whatsapp (16) 99108-1790 ou Telefone (16) 3412-3739

Sabe de onde vem o nome Influenza (gripe) e de onde vem suas variantes mais comuns?

O agente etiológico chama- se Myxovirusinfluenzae, ou Influenza (gripe), esse vírus se subdivide nos tipos A, B e C, destacando-se os vírus A e B os de maior importância clínica nos humanos. O vírus Influenza apresenta altas taxas de mutação, o mais famoso deles é o H1N1, que já causou pandemias sazonais e que continua acometendo diversas pessoas.

Você sabe como se contrai o vírus Influenza (gripe)?

A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratóriaatravés da tosse ou espirro de uma pessoa infectada, geralmente pela inalação de partículas de secreção que ficam em suspensão no ar. O contágio por contato físico direto pode ocorreratravés de uma superfície contaminada.

Como o vírus Influenza (gripe) se instala em nosso organismo?

Os vírus são micro-organismos que para sobreviver precisam entrar nas células. O vírus Influenza tem uma seletividade pelas células do sistema respiratório equando entra nas células, vencendo as defesas celulares, começa a se replicar, demorando de 3 a 4 dias para manifestar os sintomas.

Quais os sintomas da gripe?

O vírus Influenza normalmente tem início imediato e provoca febre alta (acima de 38oC), dores de cabeça e no corpo, mal-estar e fraqueza, tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza.

Quanto tempo dura os sintomas da gripe?

Quando não existe complicação nos sintomas da gripe, ela costuma apresentar melhora em 5 a 7 dias, a partir do início dos sintomas.

O que o vírus Influenza (gripe) pode causar quando existe uma complicação no quadro gripal?

Em determinados grupos de risco, a Influenza pode ocasionar complicações como pneumoniaviralcausada diretamente pelo vírus Influenza, além da pneumonia bacteriana, que ocorre quando as bactérias se instalam nos pulmões. Outras complicações podem ser sinusite, otite, bronquite e inflamação dos músculos cardíacos e da membrana que recobre o coração (miocardite e pericardite).

Quem são as pessoas do fator de risco para o vírus Influenza (gripe)?

As pessoas consideradas grupos de risco são crianças menores de 2 anos, adultos maiores de 65 anos, doentes crônicos (diabéticos e pneumopatas, por exemplo) e os obesos.

Por que devo me vacinar anualmente contra Influenza (gripe)?

A vacinação anual contra a influenza torna-se indispensável, não somente por conta das mutações do vírus Influenza, mas também pela queda no nível dos anticorpos estimulados pela vacinação do ano anterior. A imunidade geralmente dura de seis a doze meses.

Qual a diferença da vacina do SUS e da clínica privada?

A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a vacina trivalente composta por dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B, e a vacina quadrivalente, a qual protege contra duas cepas do tipo A (H1N1 e H3N2) e duas cepas do tipo B, está disponível somente no sistema privado de vacinação.

Importante: A vacina contra a Influenza (gripe) não confere proteção contra o Coronavírus e suas variantes, porém os sintomas primários são similares, portanto,em tempos de pandemia da Covid-19, a vacinação contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como  também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus, além de evitar complicações e internações hospitalares.


SERVIÇO

A Previmune Clínica de Vacinas Unidade São Carlos oferece a vacinação no conforto do seu lar sem cobrança de taxas. Agende um horário, entre em contato pelo telefone (16) 3412-3739 ou Whatsapp (16) 99108-1790.

Previmune Clínica de Vacinas

Rua Marechal Deodoro, 1522 - Centro

Telefone (16) 3412-3739

Whatsapp: (16) 99108-1790

Horário de atendimentos: Das 8h às 19h

 

Leia Também

Últimas Notícias