sábado, 20 de abril de 2024
Cidadania

Visite a Câmara e Guião no Parlamento: parceria promove cidadania e conhecimento

25 Mai 2019 - 08h47Por Redação
Visite a Câmara e Guião no Parlamento: parceria promove cidadania e conhecimento - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal recebeu durante os meses de março a maio, por meio do projeto Visite a Câmara, os alunos dos oitavos anos do Ensino Fundamental e dos segundos anos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião. A série de visitas faz parte do “Guião no Parlamento”, projeto desenvolvido pelo professor Paulo Mancini.

O educador destacou a origem da palavra “parlamento”, que vem do italiano parlare, que significa falar. Ele apontou o Parlamento Municipal como um local de debate de ideias, de forma que as decisões relativas à cidade são feitas por meio de discussão e não por imposição ou disputas com força bruta.

Durante as visitas, Mancini também ressaltou as ligações da história da Câmara Municipal com a da escola, que completou 108 anos em março. “Com orgulho, destacamos aos nossos estudantes que a primeira vereadora são-carlense, Elydia Benetti, foi professora de matemática do então IEAG, Instituto de Educação Doutor Álvaro Guião”.

VISITE A CÂMARA

O projeto está inserido na política da atual Mesa Diretora e busca ampliar os mecanismos de interação entre o Legislativo e a comunidade. Criado em 2009, o projeto é voltado para grupos de alunos de todas as idades das redes pública e particular, assim como estudantes universitários, historiadores, aposentados, trabalhadores e para o público em geral.

As visitas são guiadas por funcionários, permitindo que os grupos conheçam as instalações do prédio e obtenham informações sobre as atribuições dos vereadores, a história do Edifício Euclides da Cunha e o funcionamento da Biblioteca Jurídica Francisco Xavier Amaral Filho. Eles também podem tirar dúvidas e saber como acompanhar o trabalho dos parlamentares.

Leia Também

Últimas Notícias