Menu
sábado, 26 de setembro de 2020
Reconhecimento

Vereadores Rodson e Cidinha participam de comemoração ao Dia da Consciência Negra

21 Nov 2018 - 12h49Por Redação
Vereadores Rodson e Cidinha participam de comemoração ao Dia da Consciência Negra - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os vereadores Rodson Magno do Carmo (PSDB) e Cidinha do Oncológico (SD), representando a Câmara Municipal, participaram na tarde desta terça-feira (20) no auditório do Paço Municipal da cerimônia de homenagem aos Negros e Notáveis de São Carlos, em comemoração ao dia da Consciência Negra.

O evento contou com palestras sobre “Saúde Mental e População Negra”, com a psicóloga Adriana Moreira Alves, e “Indicadores de Saúde na População Negra”, com o Professor Washington Luiz Abreu de Jesus do Departamento de Medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Além dos homenageados de diversos segmentos da sociedade, participaram da solenidade lideranças ligadas a movimentos de lutas em prol da garantia dos direitos da população negra, da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques; do Secretário de Esporte e Lazer, Edson Ferraz; da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia Ferreira, e da presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Maria Amélia Semifoque.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Comemorada em todo território nacional, esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão no nordeste. A data foi estabelecida pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011).

Rodson e Cidinha destacaram que este é um momento de conscientização e reflexão da importância da cultura afro na formação do povo brasileiro. “Temos que ter a consciência que não devemos nos lembrar apenas um único dia e sim trabalharmos para mostrarmos às pessoas a importância dos negros na sociedade”.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias