quinta, 28 de março de 2024
Política

Vereadores convocam Santa Casa para explicar atendimento de portas fechadas

01 Jul 2020 - 07h33Por Redação São Carlos Agora
Vereadores convocam Santa Casa para explicar atendimento de portas fechadas - Crédito: SCA Crédito: SCA
O vereador Paraná Filho protocolou, na sessão desta terça-feira (30), um pedido convocando a Secretaria Municipal de Saúde e a provedoria da Santa Casa para uma reunião, no formato de audiência pública, na próxima quinta-feira, para debater sobre o hospital deixar de realizar atendimento sem encaminhamento. 
 
A Santa Casa pretende tomar a medida, tendo em vista que tem pretensão de criar 10 novos leitos de UTI para paciente com coronavírus.
O vereador Elton Carvalho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, fez uma moção de apelo ao prefeito Airton Garcia pedindo para que a Santa Casa continue atendendo a população normalmente e não apenas atendimentos referenciados.
 
“Temos problemas com equipamentos danificados, como raio-x das UPAs, faltam profissionais nas unidades e até mesmo exames laboratoriais não é sempre que têm. As UPAs não vão ter condição para atender a população com qualidade”.
 
Na mesma esteira, Dimitri Sean afirmou que antes da pandemia as UPAs já enfrentavam dificuldade para realizar atendimento.
 
Paraná Filho foi polêmica em seu discurso e afirmou que a atitude do hospital é de um mercenário.
 
O vereador argumentou que a Câmara foi solícita e ajudou o hospital, aprovando um remanejamento de mais de R$ 3 milhões para a criação de mais leitos de UTI e na ocasião não se falou de referenciamento. 
 
“Não podemos ser surpreendido com essa história que a Santa Casa não tem capacidade para atender baixa complexidade. A Santa Casa quer colocar uma faca no nosso pescoço, isso é atitude de mercenário, se aproveitar de uma pandemia para forçar uma situação que necessária, mas não agora”.

Leia Também

Últimas Notícias