sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Vereador Elton solicita vacinação de sarampo aos sábados

20 Ago 2019 - 15h38Por Redação
Vereador Elton solicita vacinação de sarampo aos sábados - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Mediante o caso de sarampo confirmado em São Carlos no último dia 19, o vereador e presidente da Comissão de Saúde Elton Carvalho (PSB) solicitou junto a Secretaria Municipal de Saúde a realização de mutirões de vacinação aos sábados ou ampliação do horário durante a semana.

“Os horários de vacinação oferecidos pelas unidades de saúde muitas vezes não permitem que pessoas que trabalham em indústrias, comércios e empresas de prestação de serviços sejam vacinadas” – disse Elton. “O foco dos mutirões seria ampliar a cobertura das vacinas de rotina permitindo que as pessoas que trabalham sejam vacinadas contra o sarampo em horário adequado para elas se deslocarem até as unidades de saúde” – complementou.

No documento, o vereador destaca que a realização de mutirões aos finais de semana permite que as pessoas que não podem sair de seus postos de trabalho durante a semana, sejam devidamente vacinadas evitando a contração do sarampo.

“O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que pode matar. É importante o poder público desenvolver políticas públicas com o objetivo de evitar uma epidemia e que o problema se agrave, visto que esta solicitação partiu da iniciativa popular” – reforçou o parlamentar.

Quem deve tomar a vacina do sarampo?

Pessoas com até 29 anos podem tomar a vacina em duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. É importante comprovar através da carteirinha de vacinação que ela ainda não tomou estas duas doses.

Acima dos 30 anos, caso não tenha comprovado através da carteirinha, deve ser aplicada ao menos uma dose. 

A vacinação é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida. Já quem perdeu a carteirinha de vacinação deve tomar pelo menos uma dose.

A pessoa deve apresentar a carteirinha no qual comprove já ter tomado uma dose.

Situação crítica

Dados do Ministério da Saúde mostram que São Paulo figura como principal Estado na contração de sarampo. Mais de 90% dos casos acontecem no Estado (INFORME 46, 06 DE AGOSTO DE 2019 – SECRETARIAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE). Somente em São Paulo foram confirmados mais de 900 casos, tornando o assunto delicado e preocupante.

É importante destacar que a vacinação aos sábados não seria uma campanha de vacinação, mas sim, uma forma de identificar quem ainda não foi vacinado e intensificar medidas preventivas em horário adequado para a população.

Leia Também

Últimas Notícias