sexta, 19 de abril de 2024
Política

Vereador Elton apresenta Projeto de Ciclovias e Cicloturismo em São Carlos

15 Set 2017 - 16h32Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O vereador Elton Carvalho (PSB) protocolou junto ao secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, um projeto colaborativo realizado pelos ciclistas de São Carlos e apresentado ao Gabinete do vereador através do ciclista Ângelo Nanini. No projeto, foram criadas rotas para ciclistas que contemplam toda a cidade, contando inclusive com rotas de cicloturismo.

"Achei muito interessante principalmente pelo projeto ter sido elaborado pelos próprios ciclistas. No projeto, são apresentadas alternativas para desafogar o transito na região central da cidade e também nos bairros. O fato de haver rotas para ciclo turismo apresenta também uma opção de lazer aos São-carlenses," declarou Elton.

Elton destacou que o projeto entregue é apenas um esboço, sendo necessário ajustes a serem realizados pela equipe técnica da SMTT.

"Obviamente, o que foi entregue foi uma sugestão e uma ideia, no qual, se o Secretário Coca através de sua equipe desenvolver o aspecto técnico, dimensional e outras características do projeto, poderá trazer bons frutos para nossa Cidade. Agradeço ao Secretário Coca e a toda sua equipe por sempre nos ter recebido muito bem em seu gabinete."

Fatores benéficos do projeto apresentado pelo vereador

Saúde - o ciclismo é uma prática saudável que estimula e exercita o sistema cardiorrespiratório, as articulações e fortalece a musculatura. Colesterol, hipertensão arterial e outras doenças relacionadas ao sobrepeso podem ser evitados com o ciclismo.

Social - a interação entre os ciclistas é muito forte. Normalmente eles se organizam em grupos e fazem o famoso "pedal" pela cidade e seus arredores. Estas ações desenvolvem habilidades de trabalhar em equipe, respeito e ética com o companheiro e com o meio ambiente. 

Trânsito - as rotas alternativas para ciclistas podem reduzir o alto fluxo de veículos principalmente em horários de pico. Com rotas estratégicas, sinalização adequada e vagas específicas, chamados de bicicletários, o número de ciclistas certamente aumentaria.

Meio ambiente - com a redução de veículos trafegando nas vias da cidade, a emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes na atmosfera, seriam reduzidos. Além de ser uma prática saudável, reduz os impactos ambientais demonstrando respeito pela natureza e pela sociedade.

Leia Também

Últimas Notícias