quinta, 28 de março de 2024
Política

Vacinação contra Covid-19 foi tema de audiência online da Câmara Municipal

12 Mar 2021 - 10h01Por Da Assessoria de Imprensa
Vacinação contra Covid-19 foi tema de audiência online da Câmara Municipal - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

A Câmara Municipal de São Carlos realizou na noite desta quarta-feira (10) uma audiência pública online para tratar assuntos relacionados à vacinação contra Covid-19 no município. O evento, realizado pela plataforma Zoom e transmitido nas redes do Legislativo, foi solicitado pelo vereador Djalma Nery (PSOL), por meio de requerimento aprovado por unanimidade em sessão ordinária do Legislativo.

Além do vereador propositor, participaram da mesa da audiência e utilizaram o espaço de fala a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Crislaine Mestre; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes; o médico epidemiologista, docente do DMed/UFSCar e coordenador técnico do Comitê Gestor da Pandemia da UFSCar, Bernardino Souto; o professor doutor do Departamento de Educação da UFSCar e membro do grupo “Complexidade da Pandemia”, Eduardo Pinto e Silva; e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Osmar Freire. O presidente da Câmara, Roselei Françoso, os vereadores Gustavo Pozzi, Cidinha do Oncológico e Azuaite França, além de representantes de outros segmentos da sociedade também participaram e contribuíram com o evento.

Djalma Nery iniciou a audiência registrando o triste recorde de mortes diárias por Covid-19 no país, que alcançou o número de 2.286 nesta quarta-feira (10), bem como a alta de casos na região de São Carlos. “Nada mais oportuno e necessário, então, do que debater o calendário e a operacionalização da vacinação no município”, pontuou.

Em sua fala, Crislaine Mestre explicou como está sendo feita a vacinação em São Carlos e agradeceu a oportunidade de diálogo com os vereadores e com a população. Ela relatou que foi feita uma programação para a campanha, junto com o governo estadual, mas que o fornecimento das doses ao município não ocorreu da maneira esperada. O primeiro lote de vacinas foi recebido no dia 21 de janeiro com 3.960 doses, sendo que outras campanhas de vacinação, como a de influenza, foram iniciadas com aproximadamente 10 mil doses.

NÚMERO DE VACINADOS - A diretora ainda destacou que a imunização está ocorrendo em consonância com os critérios dos documentos técnicos editados pelos programas nacional e estadual de vacinação, que até o momento já tiveram quatro atualizações. “O município vem seguindo de forma rigorosa as informações técnicas desses documentos. São Carlos já recebeu ao todo oito lotes de vacina, totalizando 29.209 doses. Foram vacinadas até a presente data 24.366 pessoas, sendo 14884 profissionais de saúde e 9482 idosos”, relatou.

Para o vereador Djalma, a audiência realizou seu objetivo político e pedagógico de informar e elucidar em relação a vários questionamentos que surgiram. “As pessoas tiveram espaço de fala e a oportunidade de questionar e serem respondidas”, pontuou.

O parlamentar frisou a dificuldade existente em coordenar uma campanha de vacinação desse tamanho, em que é necessário imunizar milhares de pessoas no menor tempo possível e ressaltou o empenho dos servidores e dos gestores municipais. “Sabemos que as vacinas têm chegado em quantidade muito inferior ao que deveria chegar e com frequência irregular. Isso complexifica muito uma dinâmica adequada para a imunização da população na cidade”, disse.

Leia Também

Últimas Notícias