quinta, 25 de abril de 2024
Política

Suzantur assume compromisso de melhorar atendimento Porta a Porta

11 Out 2016 - 17h13Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Na sede da Secretaria das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi realizada nesta segunda-feira (10) reunião entre representantes da prefeitura, a secretária da SMPDMR Tamy Aline Sato, o vereador Aparecido Donizetti Penha (PV), representantes da empresa de transporte público Suzantur e diversas associações, visando à regularização do transporte "Porta a Porta" (transporte diferenciado utilizado por pessoas com mobilidade reduzida).

Na reunião foram apresentados vários pontos da problemática do transporte, principalmente no que diz respeito ao Contrato Emergencial, que irá até Dezembro desse ano, onde consta no item 2.1.7 - "A CONTRATADA obriga-se a manter o serviço público Porta a Porta para atendimento dos portadores de necessidades especiais, disponibilizando uma van dedicada com exclusividade".

Segundo Penha, o conselho de transporte, as associações ligadas ao setor e a Secretaria da Pessoa com Deficiência afirmam que o Secretário Márcio Marino informou que esse transporte melhoraria ainda mais, entretanto, nenhum dos membros citados teve acesso ao Contrato Emergencial. "Oras, se a Athenas Paulista atendia o Porta a Porta com 04 Micro-ônibus e 02 Vans, como pode ter melhorado, se passou para apenas uma van, sem que desse conhecimento do Contrato aos interessados, sendo feito à revelia das discussões?"

"Como presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, sugeri então uma reunião envolvendo todos os segmentos envolvidos, a Secretaria Municipal, a Suzantur, a Athenas Paulista, os representantes das associações e os vereadores da Comissão, objetivando sanar a total falta de comunicação entre Suzantur, Athenas Paulista e Prefeitura Municipal", declarou Penha.

Fernando Carvalho, representante da empresa Athenas Paulista, operadora anterior do transporte público municipal, disponibilizou aos presentes a listagem/cadastro de cadeirantes ativos atendidos pela empresa, sendo também repassado para a Suzantur, para a realização dos atendimentos.

Buscando a resolução emergencial do problema, Marcos Santos, representante da Suzantur, se comprometeu a aumentar o transporte com mais um micro-ônibus à disposição, além de duas Doblôs, 02 micro-ônibus que já estão operando, se comprometendo ainda a atender, dentro do possível, 05 pessoas com Transtorno do Espectro Autista, solicitada pela Presidente do Espaço Azul Rozimarie B. Fernandes.

Em 4 de Outubro de 2016 foi apresentado pelo vereador Penha Moção de Apelo à Prefeitura Municipal solicitando a regulamentação do transporte público (Porta a Porta) destinado às pessoas com deficiência de nossa cidade, anexando um modelo de Decreto Municipal oriundo de pesquisa realizada em vários municípios que tem essa modalidade de transporte.

Leia Também

Últimas Notícias