quinta, 28 de março de 2024
Política

STJ marca julgamento de pedido que pode evitar prisão de Lula

27 Fev 2018 - 17h12Por Ricardo Brito/Reuters
Foto: Rosa Rovena/Agência Brasil - Foto: Rosa Rovena/Agência Brasil -

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para a próxima quinta-feira o julgamento de um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de evitar a prisão do petista logo após o julgamento do recurso, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que questionou a condenação dele no caso do apartamento tríplex.

Em janeiro, Lula - que lidera as pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto - foi condenado por unanimidade pelo TRF-4 a 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado no processo.

A defesa dele apresentou uma série de recursos no STJ e no Supremo Tribunal Federal (STF). O STJ já havia rejeitado liminar nesse pedido e agora vai apreciar o mérito.

O Ministério Público Federal apresentou parecer em que defende a execução imediata da pena contra Lula, alegando que o ex-presidente já foi condenado em primeira e segunda instâncias, na linha do atual entendimento do STF.

A defesa do petista, entretanto, tenta impedir a detenção, com o argumento de que ele só pode ser encarcerado após o julgamento de todos os recursos cabíveis, o chamado trânsito em julgado.

Leia Também

Últimas Notícias