quinta, 25 de abril de 2024
Industrial do Ano

Solenidade é marcada por homenagem a empresário e apelo às autoridades

03 Set 2018 - 16h10Por Redação
Solenidade é marcada por homenagem a empresário e apelo às autoridades - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A sessão solene de entrega do título de Industrial do Ano a Ubiraci Moreno Pires Corrêa, realizada pela Câmara de Vereadores de São Carlos na última nesta sexta-feira (31), na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), foi marcada por homenagens ao presidente da Prominas Brasil e também por apelo às autoridades para que considerem discutir e promover ações voltadas à indústria, comércio e serviço, que resultem no desenvolvimento da cidade e no bem-estar da população.

O diretor do Ciesp, Emerson Chu, lembrou que descuidos cotidianos podem trazer reflexos para a imagem da cidade, distanciando as possibilidades de investimento e geração de emprego. “O caos que tivemos no transporte público de São Carlos repercutiu negativamente em empresas até no exterior”, ressaltou.

E fez um apelo às autoridades presentes: “há que se prezar por um alto nível de discussão na Câmara. E por isso é que aproveitamos esse momento para pedir que os senhores incluam em suas demandas projetos para a indústria, a fim de que ela se fortaleça no município e possa retribuir com geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida de nossa gente e honrando ainda mais nossa cidade”.

O homenageado também aproveitou o momento para fazer suas considerações a respeito da interação entre governo e empresas. Ele, que elevou a atuação da indústria familiar desde que a assumiu, em 1987, esteve à frente do Ciesp durante 16 anos trabalhando fortemente para defender questões relacionadas à indústria.

“Temos dificuldades em todos os âmbitos. No Governo Federal criam-se taxas quase que diariamente. Nos impelem a enfrentar um sistema falho, como o e-social, que nos obriga a dar informações médicas de nossos funcionários, consideradas sigilosas por lei. Sem contar que precisávamos colocar o nome do pai do funcionário no sistema para que não travasse; no entanto, quase 15% da população não possui o nome do pai em seus registros. Só depois de muita reclamação é que transformaram o campo em preenchimento opcional”, desabafou Ubiraci Corrêa.

Os apontamentos do homenageado foram além. “Com o Governo Estadual perdemos tempo e dinheiro justificando a venda de veículos várias vezes seguidas, já que eles continuam nos mandando a cobrança do IPVA anualmente, mesmo após aceitarem a justificativa e cancelarem a cobrança do ano anterior”, relatou.

“E no Governo Municipal levei 20 anos para regularizar os imóveis onde a Prominas está instalada. Comecei essa epopeia em 1998. E ainda apanho da burocracia de alguns órgãos estaduais para terminar essa regularização. Enfim, toda área pública trabalha para arrecadar, e mesmo arrecadando trilhões, não cumpre com suas obrigações sociais, como saúde e educação, e sobra para nós, empresários, pagarmos essas contas. Por isso, os custos de nossas empresas se multiplicam, tirando a competitividade de nossos produtos e, consequentemente, fechando mais e mais indústrias. O governo está totalmente divorciado da realidade de nosso país”, alertou.

E apesar de tantas adversidades, o empresário terminou seu discurso com otimismo. “Nós somos perseverantes, a cada vez que nos derrubam, nos levantamos. E ainda há esperanças. A renovação que podemos fazer nas eleições deste ano. Por isso, convocamos a todos para conversar com suas famílias sobre a importância do voto”, finalizou Corrêa.

HOMENAGENS

A vereadora Laide das Graças Simões abriu a noite de homenagens na “Casa da Indústria” ressaltando as características mais fortes de Ubiraci. “Trabalho, determinação, tenacidade, exemplo de líder altamente capacitado e com uma privilegiada visão de futuro. Assim é esse empresário, que colocou seu tempo e sua energia nas articulações que pudessem beneficiar o setor”, destacou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, são esses os valores que permeiam as sociedades fortes, as sociedades sustentáveis. “E é disso que nós precisamos cada vez mais no país. Por isso devemos premiar o mérito, o trabalho, a capacidade de inovação, a determinação. E por isso parabenizo o Ubiraci, que trouxe inúmeras contribuições ao município, ao estado e ao Brasil”, ressaltou Galizia.

Além das homenagens entregues a Ubiraci e à sua família, foi feito o descerramento da foto que incluiu Ubiraci na Galeria de Diretores do Ciesp. “Para nós do Ciesp é um orgulho poder contar com o nome de Ubiraci na galeria de fotos dos diretores, o que nos remete a seu dedicado trabalho em nossa história, e agora também no rol dos industriais do ano deixando eternizada sua história na Prominas”, comentou Chu.

Leia Também

Últimas Notícias