terça, 23 de abril de 2024
Saúde

Secretário Marcos Palermo irá determinar que hospitais recebam pacientes psiquiátricos, afirma vereador Elton

02 Out 2019 - 07h03Por Redação
Secretário Marcos Palermo irá determinar que hospitais recebam pacientes psiquiátricos, afirma vereador Elton - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na última segunda-feira (30), foi realizada na Câmara Municipal de São Carlos a 31º audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao exercício da pasta no 2º Quadrimestre.

Durante a audiência, o Secretário de Saúde Marcos Antônio Palermo afirmou que irá resolver o problema relacionado aos atendimentos psiquiátricos nas UPAs que estão em condições precárias. De acordo com o protocolo já existente, o procedimento adequado seria estabilizar o paciente e, passando de 24 horas, encaminhar para hospitais com a devida infraestrutura como Santa Casa e Hospital Universitário.  

“Determinarei esta semana que os pacientes das três UPAs sejam estabilizados conforme protocolo”, afirmou. “A gente entende que ser for um paciente que estiver na UPA, que ele seja encaminhado para os hospitais, tendo em vista que nas UPAs as condições são desumanas; sem água, sem banho e sem alimentação. Muitas vezes os próprios servidores fazem rateio, e vaquinha para comprar alimento para estes pacientes no final de semana, e isto é desumano, não é justo com o cidadão”, assegurou Palermo.

O vereador Elton Carvalho (PSB), que na ocasião presidiu e conduziu os trabalhos, se comprometeu a fiscalizar de perto essa determinação apresentada pelo Secretário: “A situação destes pacientes é critica, como coloca o próprio Secretário, e continuarei acompanhando de perto, realizando visitas periódicas in loco para acompanhar se esta determinação será realmente cumprida”, afirmou o vereador para o São Carlos Agora.

Leia Também

Últimas Notícias