segunda, 18 de março de 2024
Base estrutural

São Carlos recebe programa estadual de capacitação paralímpico

Presidente da Câmara, Roselei, vice-prefeito, Edson Ferraz, e secretário estadual do Esporte lançaram programa na Fesc

19 Jan 2022 - 07h23Por Redação
São Carlos recebe programa estadual de capacitação paralímpico - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

São Carlos sedia até a próxima sexta-feira (21), nas instalações da Fundação Educacional de São Carlos (Fesc), cursos de capacitação do Programa de Desenvolvimento Paralímpico desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo através das secretarias estaduais de Esportes e Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de São Carlos/Fesc.

A abertura foi realizada na manhã desta terça (18) no campus da Fesc da Vila Nery e contou com a presença do secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues, do vice-prefeito Edson Ferraz, do presidente da Câmara Municipal de São Carlos Roselei Françoso, do secretário municipal de Esportes e Cultura, Luiz Henrique Lopes, do presidente da FESC, Fernando Carvalho, além de professores e alunos.

O objetivo do programa é se tornar a base estrutural para o esporte paralímpico. O secretário estadual de Esportes anunciou que será realizado no segundo semestre deste ano os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). “Vocês fazem parte deste momento histórico do Esporte no Estado de São Paulo, o esporte sendo tratado com inovação, com respeito, com qualidade e dedicação”, destacou Aildo Rodrigues.

De acordo com o secretário, o governo do Estado tem recursos para a implantação de Centros de Formação Esportiva. “O município escolhe a sua modalidade e o Governo do Estado estabelece um convênio e transfere R$ 250 mil para que o município implante e execute o Centro”, anunciou. Em 2021 foram implantados 41 Centros e há programação para 100 novos em 2022.

O vice-prefeito Edson Ferraz lembrou que essa é uma oportunidade única porque todos serão capacitados para poder trabalhar com o paradesporto. “O paradesporto é de extrema importância pela participação em olimpíadas, paralimpíadas, em jogos mundiais, regionais. Em São Carlos não é diferente. A Prefeitura disponibiliza 230 bolsas atletas, uma das poucas cidades que tem este programa. Estou muito feliz pelo Governo do Estado escolher a São Carlos para capacitar mais pessoas e oferecer novas oportunidades para todos”, frisou Edson Ferraz.

“Essa capacitação e formação de professores e alunos é fundamental para incentivar a prática de esportes, principalmente no esporte paralímpico. Hoje o Governo do Estado dá um passo importante do ponto de vista do esporte e da educação, parabéns a todos”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de São Carlos vereador Roselei Françoso.

O presidente da Fesc, Fernando Carvalho, lembrou que o curso é uma oportunidade para que tenhamos a regra fazendo parte do esporte e não a exceção. “O Governo do Estado de São Paulo juntamente com a Prefeitura de São Carlos vão oferecer por meio deste programa, a igualdade para vocês fazerem a diferença”, ressaltou.

Já o secretário municipal de Esportes e Cultura, Luiz Lopes, agradeceu ao Governo do Estado. “É de fundamental importância capacitarmos os estudantes, professores e os técnicos para que possa fazer a diferença na vida das pessoas. Desejo a todos um bom curso”, disse.

Durante quatro dias, serão realizadas capacitações com atividades teórico práticas aos professores de Educação Física da Rede Pública, Privada, de entidades e clubes, além dos estudantes do último ano de graduação para fomentar e incentivar o esporte paralímpico, nas modalidades de atletismo, parabadminton, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e basquete em cadeira de rodas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://capacitacao.paralimpico.com.br/.

 

Leia Também

Últimas Notícias