sexta, 19 de abril de 2024
Crescimento planejado

São Carlos é pré-selecionada pela Caixa e poderá receber 1 milhão para elaborar Plano de Mobilidade Urbana

23 Jul 2018 - 10h26Por Redação
São Carlos é pré-selecionada pela Caixa e poderá receber 1 milhão para elaborar Plano de Mobilidade Urbana - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A cidade de São Carlos foi pré-selecionada pela Caixa Econômica Federal como um dos municípios aptos a receber a verba de um milhão de reais para elaborar o plano de mobilidade urbana.

A Lei 12.587/12 é conhecida como a Lei da Mobilidade Urbana e determina que determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. 

A Política Nacional de Mobilidade Urbana passou a exigir que os municípios com população acima de 20 mil habitantes, elaborem e apresentem o plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento das cidades de forma ordenada. A lei evidencia que estes planos priorizem o modo de transporte não motorizado e os serviços de transporte coletivo.

Para o vereador Elton Carvalho (PSB) este plano é fundamental para o município e, ser pré-selecionado pela Caixa é um motivo para grande otimismo.

“Nossa luta pelo Plano de Mobilidade Urbana começou no ano passado através de uma audiência pública para debater o tema, que foi sugerido pela Associação São-carlense de Ciclismo”, frisou o parlamentar. “Através de uma ação conjunta com o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito Coca, estamos nos empenhando para avançar e entregar o plano em abril de 2019 conforme solicitado pelo Ministério das Cidades”, disse.

Nas próximas semanas, o vereador Elton Carvalho, o Secretário Coca Ferraz e o Prefeito Airton Garcia (PSB) irão a Brasília para deliberar sobre o interesse do município de São Carlos em aderir o plano, otimizando a mobilidade urbana local e o ecossistema local.

Leia Também

Últimas Notícias