Menu
sábado, 25 de maio de 2019
Novos modelos de administração pública

São Carlos abre as portas para o Conexidades e para autoridades de todo o país

16 Mai 2019 - 17h32Por Redação
São Carlos abre as portas para o Conexidades e para autoridades de todo o país - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Na tarde desta quinta-feira, 16, na Sala dos Prefeitos, no Paço Municipal, aconteceu oficialmente o lançamento do 2º Conexidades, um evento com várias iniciativas temáticas que destacam os novos modelos de administração pública, importante para prefeitos e vereadores, assessores e agentes públicos. A novidade este ano é um pavilhão destinado aos municípios que irão mostrar suas riquezas e atrações turísticas.

A Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e União dos Vereadores do Brasil, realiza no Centro de Eventos Cenacon do Hotel Nacional INN, em São Carlos a segunda edição do Conexidades, que acontece no período de 4 a 8 de junho, com uma programação com foco nas parcerias público-privadas e Gestão Pública com Transformação Digital.

“A vinda do Conexidades para São Carlos é uma manifestação do Poder Público. Exige, portanto uma reflexão do papel do município e São Carlos é a Capital da Tecnologia e uma cidade inteligente”, disse Sebastião Misiara, presidente da Uvesp, salientando que autoridades politicas de todo o país estarão em São Carlos durante os cinco dias do evento.

Presente ao lançamento oficial, o secretário municipal de Emprego e Renda Walcinyr Bragatto exaltou o congresso na segunda edição que terá São Carlos como cidade anfitriã. “Queremos colocar o município na realização de grandes eventos. Debater melhorias para a população através da união dos poderes. Neste período a economia também será aquecida com a visitação de pessoas”, informou o secretário. “Vamos ter estandes de empresas ligadas à área pública e da iniciativa privada”, emendou.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal Lucão Fernandes (MDB) afirmou que se sentia muito feliz e realizado, uma vez que é presidente do Legislativo e recebe em sua gestão um evento de tal grandeza. “Será um ciclo de debates temáticos com autoridades políticas de todo o país. É importante e teremos a chances de agregar experiência debatendo com políticos de vários municípios”, comentou.

CONEXIDADES

Com dois eixos no setor do Direito Público e Transparência, o Conexidades reúne, no mesmo painel, os Tribunais de Contas do Estado e da União, Ministério Público de Contas, Ministério Público do Estado, Controladoria Geral da União Observatório Social.

Já o turismo não só contará com a participação da UNIDESTINOS, presidida por Toni Sando, como também com a frente parlamentar mista em defesa do turismo e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, cuja coordenação está entregue ao deputado federal Herculano Passos, que irá dirigir reunião regional da Comissão do Turismo. Este painel contará, ainda, com integrantes da Secretaria de Estado do Turismo, DAESP e Ministério do Turismo.

A FAB - Força Aérea Brasileira manterá um estande com informações de acesso às Forças Armadas e um painel comandado pelo Tenente Brigadeiro Marcelo Damasceno mostrando todo o investimento no Estado de São Paulo.

Oportunidade em que as autoridades municipais e sociedade civil terão de saber um pouco mais sobre o papel da Aeronáutica no território brasileiro, e conhecerão os projetos na área de tecnologia com o Ministro Marcos Montes. Ao final deste painel, haverá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ainda na linha da tecnologia, um painel muito esperado será o Impacto da Transformação Digital nas Pessoas e nas cidades refletindo diretamente nas novas profissões e mercados de trabalho e geração empregos.

As discussões dos consórcios públicos, a sustentabilidade, energia e aterros sanitários e mobilidade urbana ganharão destaque em painel criado para tal fim e que terá a coordenação do deputado federal Geninho Zuliani, coordenador da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos, além da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, CETESB, Eletrobrás.

Na educação, o evento contará com o doutor em educação e coordenador geral do ENEM, e também coordenador geral de educação para o trânsito do Denatran, Francisco Vieira Garonce.

O debate político também não ficará de fora. O historiador e jornalista da rádio jovem Pan, Jornal Correio Brasiliense e Estado de São Paulo, Marco Antonio Villa falará do momento atual político do Brasil.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias