sexta, 19 de abril de 2024
São Carlos foi a primeira

Samir Gardini solicita recursos ao Estado para a criação da ROMU

23 Jan 2019 - 20h21Por Redação
Samir Gardini solicita recursos ao Estado para a criação da ROMU - Crédito: Foto: Prefeitura de Sumaré/Divulgação Crédito: Foto: Prefeitura de Sumaré/Divulgação

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini e o chefe de gabinete da pasta, Paulo Cesar Belonci, apresentaram na última terça-feira, 22, ao secretário do Estado de São Paulo de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, o Plano Municipal de Segurança Pública de São Carlos.

A cidade foi a primeira a entregar o plano ao Governo de João Doria. A construção do projeto foi costurada por discussões com entidades envolvidas com a temática no município e prevê aprimorar o sistema segurança pública por meio de um conjunto integrado de propostas e ações que articulem políticas de segurança, políticas sociais e ações de integração comunitárias, que contribuam para otimizar os recursos e meios destinados a prevenir e reprimir a criminalidade; reduzir a impunidade, coibir e desestimular as práticas violentas; atuar positivamente na indução da maior participação comunitária no combate a violência, resgatando o sentimento de segurança e tranquilidade do cidadão nos seus direitos essenciais como fator fundamental da qualidade de vida e integração nacional de políticas públicas efetivas para a segurança pública.

“O general elogiou o nosso plano e garantiu que a maioria dos municípios ainda não finalizou esse trabalho. Aproveitamos e também entregamos ao secretário um ofício solicitando recursos para a implantação da nossa ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) que tem como objetivo o patrulhamento ostensivo no município com vistas ao uso e tráfico de drogas, combate a violência e criminalidade. Aproveitamos a visita e fomos conhecer o Setor de Análise Criminal da SSP/SP, local onde são coletados todos os indicadores, conteúdo que ajuda a monitorar a evolução das tendências criminais e o planejamento do Estado e das polícias. A nossa proposta é estabelecer um convênio com esse setor para que possamos ter acesso a essas informações”, finaliza Gardini.

Também estão previstos no Plano Municipal de Segurança Pública de São Carlos a atualização de legislações, reestabelecimentos e criação de fundos, treinamentos e capacitações, estudos, protocolos e pesquisas, investimento em infraestrutura no trânsito e ações de infância e juventude. O Plano é amplo e foi construído para promover a gestão das políticas públicas na área de segurança priorizando parcerias, ações preventivas e garantindo a manutenção dos direitos do cidadão.

O plano apresentado está localizado temporariamente no período da atual gestão (2017-2020), mas com projeção de continuação.

Leia Também

Últimas Notícias