quarta, 24 de abril de 2024
Cultura brasileira

Projeto de lei de Malabim que institui a Semana Municipal da Capoeira é aprovado na Câmara

04 Mar 2019 - 07h18Por Redação
Projeto de lei de Malabim que institui a Semana Municipal da Capoeira é aprovado na Câmara - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foi aprovado terça-feira, 26, durante sessão da Câmara Municipal, a Lei Municipal nº 455/18 de autoria do vereador Aleksander Fernandes Vieira (Malabim) da qual institui no calendário de São Carlos a Semana Municipal da Capoeira a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de novembro de cada ano.

Atualmente, a capoeira é considerada um dos principais esportes nacionais, uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras. Tamanha é a importância que em 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. No Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta; surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva, e a polícia recebia orientações para prender os capoeiristas. Porém, na década de 30 a manifestação já tinha adquirido um novo status em nossa sociedade. O próprio Getúlio Vargas convidou um grupo de capoeira para se apresentar oficialmente no Palácio do Catete. Sendo assim, a manifestação afro-brasileira foi liberada.

Hoje, a capoeira é praticada no Brasil de sul ao norte e, mundo afora, a manifestação já conquistou países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Portugal, Israel, dentre outros. “A capoeira é mais que um esporte, é um instrumento de inclusão social, de fortes traços e heranças culturais afro-brasileiras que devem ser preservadas, divulgadas e transmitidas para as novas gerações e desta forma, esta lei municipal irá contribuir para o fortalecimento da disseminação de nossa herança cultural”, afirma Malabim.

Por fim, o parlamentar petebista diz ter projetos em desenvolvimento nas áreas de saúde e educação sendo que ambos proporcionarão benefícios à população e que em breve já estarão em discussão no plenário legislativo de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias