quinta, 18 de abril de 2024
Saúde

Projeto de Lei de autoria do vereador Elton Carvalho é aprovado na Câmara

29 Ago 2018 - 15h49Por Redação
Projeto de Lei de autoria do vereador Elton Carvalho é aprovado na Câmara - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira, 28, na 25ª sessão ordinária sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de São Carlos foi votado e aprovado o processo nº 3130/17 de autoria do vereador Elton Carvalho (PSB) – foto – que através do Projeto de Lei nº 363 institui o “Dia Municipal de Esclarecimentos e Conscientização sobre as Ataxias”.

“É muito importante a exposição acerca destas desordens causadas pelas ataxias, pois se diagnosticadas em seu início têm tratamento e cura, mas do contrário podem levar o paciente à perda de seus movimentos e posteriormente a óbito. Por isso creio que com a iniciativa de criar um dia para esclarecimento e conscientização sobre as ataxias estaremos salvando vidas”, afirmou o parlamentar.

O QUE SÃO ATAXIAS?

Vinda do grego “a taxis”, a palavra ataxia significa “sem ordem ou coordenação”. Pessoas com ataxia sofrem de problemas na coordenação, visto que, partes do sistema nervoso encarregado de controlar o movimento e equilíbrio são afetados. O termo é usado muitas vezes para descrever um sintoma de falta de controle nos movimentos que podem ser associados com infecções, lesões de outras doenças ou alterações degenerativas no sistema nervoso central. Também pode designar um grupo de doenças degenerativas especificas do sistema nervoso chamado ataxias hereditárias. Ela é capaz de afetar os dedos, mãos, braços, pernas, movimentos do corpo, da fala e oculares; pode se desenvolver ao longo do tempo ou surgir subitamente, como também levar a óbito.

Leia Também

Últimas Notícias