sexta, 19 de abril de 2024
Política

Professora Maria Christina Pirolla recebeu título de Cidadã Honorária

01 Jul 2016 - 08h20Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Em solenidade presidida pelo vereador Walcinyr Bragatto (PV), a  Câmara Municipal entregou nesta quarta-feira, 29, o  título de "Cidadã Honorária de São Carlos"  à Professora Maria Christina Girão Pirolla, concedido por meio do Decreto Legislativo No.855, de autoria do vereador Lineu Navarro (PT).Estiveram presentes e compuseram a mesa de honra a supervisora de unidade da rede municipal de ensino, Carmelita Maria da Silva, representando o prefeito Paulo Altomani, Lucinei Aparecida Tavoni Bueno, diretora da Escola Estadual Dr.Álvaro Guião e Mônica De Santi, vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A professora tem sua trajetória ligada à Escola Estadual "Dr.Álvaro Guião", antiga Escola Normal Secundária e Instituto de Educação que neste ano realiza comemorações alusivas ao centenário da inauguração do prédio escolar tombado pelo patrimônio histórico estadual. Entre os livros que publicou inclui-se "Memória do Instituto", que evoca o passado da instituição e os acontecimentos que marcaram a história do mais tradicional estabelecimento de ensino da cidade.

Em seu discurso, Lineu Navarro, orador oficial da sessão, destacou que "o idealismo da professora transcende o universo escolar, para alcançar os projetos literários e os registros históricos valiosíssimos que nos dedicou com sua obra e mais ainda com suas atividades de benemerência". Ao destacar sua relação com a escola, enalteceu a contribuição da homenageada para a preservação da memória histórica do município.

Natural de Araraquara, Maria Christina formou-se no magistério no Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião, lecionou nessa escola até aposentadoria e também deu aulas de inglês no Colégio São Carlos. Com formação em Biblioteconomia e Documentação e licenciatura em Pedagogia pela UFSCar, foi diretora da Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos. Colaboradora de jornais locais e com importante ação filantrópica em nossa cidade, a professora Maria Christina é autora de diversos livros. Além de "Memórias do Instituto", publicou "Resgate - Crônicas da cidade", "São Carlos na Vanguarda do Tempo" e "Janela para o Passado". Em 2013 foi agraciada pela Câmara Municipal e pelo Centro do Professorado Paulista (CPP) com o título de Professora Emérita do Ano, recebendo o Prêmio Benedita Stahl Sodré.

Leia Também

Últimas Notícias