quinta, 28 de março de 2024
Sem proteínas

Polêmica na merenda continua e crianças da rede municipal permanecem sem carne

07 Nov 2018 - 13h11Por Marcos Escrivani
Polêmica na merenda continua e crianças da rede municipal permanecem sem carne - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A falta de carne na merenda dos alunos da rede municipal de ensino (creches, cemeis e emebs) tem sido recorrente e voltou a ser assunto na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira, 6, quando o vereador Roselei Françoso (Rede) teceu críticas a falta de planejamento da Prefeitura Municipal. Ele e Gustavo Pozzi (PR) tem atuado nesta questão e pressionam os responsáveis para que as crianças que frequentam as instituições não sejam prejudicadas.

“Tem sido um caso recorrente. A Prefeitura Municipal não fez a licitação na época programada e agora falta carne (bovina, frango, peixe e suína)”, disse Roselei ao São Carlos Agora na manhã desta quarta-feira, 7.

Ele afirmou que o contrato com a empresa que fornecia carne de frango venceu em setembro e a nova licitação está no Departamento de Compras aguardando homologação. O caso da carne bovina vai mais além. “O contrato também venceu em setembro, mas o processo licitatório foi aberto só em outubro”, esbravejou.

Roselei não poupou críticas. “As crianças são as prejudicadas. Estou preocupado com a falta de abastecimento e por isso tornei o assunto público”, comentou o parlamentar do Rede. “Teve uma época que a carne utilizada vinha do Restaurante Popular. Mas lá acabou também”, complementou.

No intuito de procurar esclarecer os pontos que causam preocupação, ele afirmou que manteve contatos com Deonir Tofollo, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento. “Segundo ele, semana que vem normaliza o fornecimento da carne de peixe e em 10 dias, o de frango. Mas a carne bovina, não definiu”.

SEM PLANEJAMENTO

Para o vereador a falta de carne na merenda escolar que hoje se baseia em arroz, feijão, legumes e frutas é uma falta de planejamento. “Teve época que, como mistura, era oferecido ovos. E até isso está em falta. Nossas crianças estão sem nenhuma proteína animal. Exijo que isso se regularize o quanto antes. A alimentação é tão importante quanto aos ensinamentos que o professor promove na sala de aula. Há estudos que comprovam que a alimentação interfere positivamente na aprendizagem”, garantiu.

NUTRICIONISTA ALERTA: PROTEÍNAS SÃO FUNDAMENTAIS

A carne é fundamental para as crianças que estão em fase de crescimento. A informação é da nutricionista Giovanna Maffei que concedeu entrevista ao São Carlos Agora na tarde desta quarta-feira, 7.

Indagada sobre a necessidade do alimento para os alunos que frequentam a rede municipal de ensino, Giovanna foi incisiva.

“As fontes de proteínas animais de boa qualidade como peixe, frango e carne bovina e suína, são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecido. Além disso, os aminoácidos essências são importantes para a formação de hormônios, enzimas e neurotransmissores”, afirmou. “O ferro, além da função de combate a anemia, patologia muito comum em crianças e que acaba prejudicando o crescimento, desenvolvimento, aprendizado, concentração e maior susceptibilidade a infecções, já que auxilia no sistema imune e antioxidante”, explicou. “Já o Complexo B é um conjunto de oito vitaminas extremante importantes ao organismo. “Atuam no combate a anemia, cansaço e fadiga (principalmente a B12 só encontrada em alimentos de origem animal, sendo a carne um dos mais ricos), atuação na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, proteína e gorduras, síntese de DNA, na memória, na saúde cardíaca, neurológica, formação do tubo neural nos fetos, entre diversas outras. O zinco é fundamental, principalmente, no sistema imunológico, o qual deve estar 100% bom em crianças para a prevenção de doenças e também atua no sistema antioxidante” complementou.

Desta forma, Giovanna afirmou que é extremamente importante uma alimentação com carne animal. “Portanto, aconselho o consumo regular de proteína animal para crianças em fase de crescimento”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias